Potência média da corrente elétrica
Sabemos que corrente elétrica nada mais é do que o fluxo ordenado de cargas elétricas em um condutor de eletricidade. A corrente elétrica que chega até nossas casas é dita corrente elétrica alternada. Esse tipo de corrente elétrica é gerado por meio da indução eletromagnética.
Geralmente, em vez de se usar valores máximos da força eletromotriz e da intensidade de corrente elétrica, utilizamos os denominados valores eficazes da força eletromotriz e da corrente alternada, definida no parágrafo acima.
Em física, chamamos valor eficaz de uma corrente elétrica alternada a intensidade ief de uma corrente elétrica constante e contínua que dissipa a mesma quantidade de energia, em um intervalo de tempo igual ao período T, que uma corrente elétrica alternada dissipa quando passa pelo mesmo resistor.
Podemos mostrar que tanto a força eletromotriz eficaz (ou tensão elétrica eficaz) quanto a intensidade de corrente elétrica eficaz se relaciona com os valores máximos por meio das seguintes equações:
Quando dizemos que a tensão elétrica entre os terminais de uma tomada na cidade de Goiânia é 220 V, estamos, na verdade, dizendo que o valor eficaz dessa tensão elétrica é exatamente 220 V. Sendo assim, o valor máximo da tensão elétrica nessa tomada é igual a:
A potência média (Potméd) dissipada em um resistor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, é definida como sendo a energia dissipada em um período dividido pelo próprio período. Matematicamente, temos:
Sendo
Temos:
Na equação acima temos que:
ief é a corrente elétrica eficaz que percorre o resistor
Uef é a tensão eficaz entre os extremos do resistor