Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Radiação ultravioleta (UV)

Radiação ultravioleta (UV)

Sabemos que todas as ondas eletromagnéticas, independentemente da sua frequência, transportam energia. Porém, a energia transportada por uma onda eletromagnética depende dessa frequência, ou seja, quanto maior for a frequência, maior será a energia que a onda eletromagnética transporta. Temos que ficar atentos ao fato de que as ondas eletromagnéticas também sofrem reflexão, refração e difração.

Ao estudarmos o espectro eletromagnético, vimos que o espectro visível é a parte do espectro eletromagnético que pode ser percebida pelo nosso sistema de visão. Sendo assim, podemos dizer que a luz visível compreende a radiação com comprimento de onda entre 380 nm e 750 nm. Essa radiação é importante, pois é usada no mecanismo da visão.

A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra. A camada de ozônio é responsável pela absorção dessa radiação, mas os buracos que nela existem apresentam um sério risco para todos.

Os seres vivos conseguem suportar facilmente pequenas doses de radiação ultravioleta, pois as células danificadas podem se regenerar. Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A radiação ultravioleta que passa pela atmosfera é praticamente constituída de UVA. Ao nível do mar, 99% dessa radiação é desse tipo.

A radiação ultravioleta também é refletida por diversos materiais e, mesmo quando não estamos diretamente sob a luz do Sol, podemos nos queimar facilmente. A areia da praia, por exemplo, chega a refletir 20% da radiação UV incidente. Outro exemplo é a neve, que pode refletir cerca de 90%. Por esse motivo, às vezes vemos esquiadores e alpinistas com queimaduras graves. Em contrapartida, muitas substâncias, como o vidro, absorvem a radiação ultravioleta.

Para uma adequada proteção da ação dos raios UV, podemos usar bloqueadores solares específicos para essa radiação. Esses protetores usam produtos químicos que absorvem a radiação UV, não permitindo que a pele seja afetada. Para que sejam eficientes, os filtros e bloqueadores devem absorver a radiação UVB, que é a mais prejudicial.

Com o aumento do buraco da camada de ozônio, ocorre um aumento na quantidade de raios ultravioleta que chegam à superfície da Terra, fazendo com que o uso de protetores solares se torne indispensável.

O Sol é o maior emissor de radiação ultravioleta. Graças à camada de ozônio, essa radiação chega à Terra em pequenas quantidades, porém ainda continua
O Sol é o maior emissor de radiação ultravioleta. Graças à camada de ozônio, essa radiação chega à Terra em pequenas quantidades, porém ainda continua
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
O protetor solar diminui os efeitos nocivos do sol
Protetor Solar
Saiba mais sobre o protetor solar e sua importância para a saúde da pele.
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar
Potência média da corrente elétrica
Veja aqui como podemos determinar o valor da potencia média usando apenas a tensão elétrica eficaz e a corrente elétrica eficaz.
O filtro solar possui um FPS, que é índice que determina o tempo máximo de exposição ao Sol
Fator de Proteção Solar (FPS)
Entenda como o Fator de Proteção Solar (FPS) é calculado e conheça os tipos de radiação UV e os danos causados à pele.
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA
Como funciona a luz negra?
Diversas substâncias, como alguns óxidos e substâncias que apresentam o Fósforo em sua composição, interagem com a radiação ultravioleta, absorvendo-a e emitindo luz visível lentamente. Leia este texto para saber mais sobre esse fenômeno, que é chamado de fosforescência, e para entender o funcionamento da luz negra.
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Fosforescência ou fluorescência?
Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz que ocorrem em baixas temperaturas, portanto são casos especiais de luminescência. A luz emitida por substâncias fluorescentes e fosforescentes é produzida em decorrência de saltos de energia sofridos por elétrons iluminados por luz visível ou ultravioleta.
Ferro, um material ferromagnético
Por que o ímã atrai o ferro?
Por que o ímã atrai o ferro? Clique aqui e descubra a resposta!
Figura de um ímã em forma de “ferradura”.
Propriedade dos ímãs
Clique aqui e conheça quais são as principais propriedades dos ímãs!
Fio colocado em um campo magnético: uma força de característica magnética atua sobre ele.
Força magnética em um condutor retilíneo
Um fio condutor fica sujeito à ação de uma força magnética quando é colocado em um campo magnético.
Circuito elétrico simples de corrente contínua
Corrente alternada
Enunciando os princípios da corrente elétrica alternada.
A agulha magnética sofre deflexão quando há corrente elétrica no fio condutor
Fontes de campo magnético
Veja aqui mais sobre as principais fontes de um campo magnético: bobina chata, solenoide, condutor retilíneo e espira.