Campo magnético terrestre
O campo magnético terrestre é uma região magnética que compreende o planeta Terra e que se comporta como se fosse um enorme ímã, com polo sul magnético e o polo norte magnético, cuja localização está em constante mudança.
Leia também: Afinal, o que é campo magnético?
Resumo sobre o campo magnético terrestre
- O campo magnético terrestre é o campo magnético ao redor do planeta Terra.
- A teoria mais aceita de formação do campo magnético terrestre é a teoria do geodínamo.
- Os polos magnéticos da Terra são o polo sul magnético e o polo norte magnético.
- O campo magnético terrestre é como se fosse um escudo para o planeta.
- O campo magnético terrestre consegue orientar diversos animais.
O que é o campo magnético terrestre?
Também conhecido como campo geomagnético, o campo magnético terrestre é o campo magnético que circunda a Terra. Ele foi estudado pelo físico e médico William Gilbert (1544-1603), que usava um ímã esférico nomeado de terrella para simbolizar a Terra.
Estima-se que a intensidade do campo magnético na superfície terrestre seja entre 25 a 65 microtesla e a sua orientação local depende da declinação e inclinação do campo.
Como funciona o campo magnético terrestre?
O campo magnético terrestre se comporta como um grande ímã, com polo sul magnético e polo norte magnético. As linhas de campo magnético partem sempre do polo norte magnético em direção ao polo sul magnético.
Acesse também: Quais são as fontes de campo magnético?
Formação do campo magnético terrestre
Não há um consenso na comunidade científica a respeito da formação do campo magnético terrestre, contudo a teoria mais aceita é a teoria do geodínamo, que baseia a formação do campo magnético terrestre na elevada temperatura do núcleo da Terra, nas correntes de convecção e no efeito Coriolis.
O núcleo terrestre está a uma elevada temperatura, fazendo com que os átomos de ferro, níquel e demais metais em seu interior fiquem ionizados. Caso eles se movimentem, temos a criação do campo magnético terrestre.
Contudo, no núcleo interior terrestre praticamente não há espaço para o movimento desses átomos, por causa da pressão e temperatura elevadas, mas, no núcleo exterior terrestre, que tem pressão e temperatura mais baixas, há espaço para isso. Assim, os átomos se movem por meio da propagação de calor por convecção, em que as correntes convectivas fazem os átomos em temperaturas mais quentes subirem e os átomos em temperaturas mais frias descerem, gerando a formação de um campo magnético terrestre estável.
No entanto, se só houvesse essas correntes de convecção, os campos magnéticos se anulariam, então temos o efeito Coriolis, que, por causa da rotação terrestre, forma redemoinhos de ferro ionizado que impossibilitam a anulação do campo magnético.
Polos magnéticos da Terra
Os polos magnéticos da Terra são o polo sul magnético e o polo norte magnético. A localização do polo norte magnético foi descoberta em 1831 pelo explorador James Clark Ross (1800-1862), já a localização do polo sul magnético não é tão precisa, mas provavelmente foi descoberta em 1909 na expedição Nimrod, liderada pelo explorador Ernest Shackleton (1874-1922). Desde suas descobertas, a localização dos polos magnéticos terrestres vem sendo alterada com uma velocidade de aproximadamente 10 km/ano, em razão dos movimentos do núcleo terrestre.
Veja também: Quais são os polos geográficos da Terra?
Função do campo magnético terrestre
A função primordial do campo magnético terrestre é a de proteger o planeta. Quando as partículas carregadas oriundas dos ventos solares atingem o nosso campo magnético, ele as ioniza e as redireciona para fora do planeta Terra. Caso essas partículas entrassem na Terra, ficaríamos vulneráveis à radiação ultravioleta, teríamos dificuldade de nos comunicarmos tecnologicamente e teríamos destruição da camada de ozônio.
Qual a importância do campo magnético terrestre?
O campo magnético terrestre é extremamente importante para diversos aspectos da vida, abaixo selecionamos alguns:
- orientação dos animais;
- navegação por meio das bússolas e ímãs;
- formação das aurora boreal no Polo Norte e aurora austral no Polo Sul da Terra;
- proteção de satélites artificiais e sinais de comunicação;
- manutenção e proteção da vida contra ventores solares e raios cósmicos.
Fontes
SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.
Science Channel. The Core of the Earth | 100 Greatest Discoveries. YouTube, 8 de janeiro de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WCeSP8bqY1w.
Faizan Raza. How The Northern Lights Are Created. YouTube, 13 de julho de 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1MI3YDGgtN4 .
Nerdologia. Inversão dos pólos magnéticos. YouTube, 8 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZJCBM1SZ-FY.
Ciência Todo Dia. Como a Terra Gera o Campo Magnético. YouTube, 8 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jb7zfbD1Ym0.