Relação entre Trabalho e Energia Cinética

Turbina transforma energia cinética dos ventos em energia elétrica.
Seja um corpo de massa m, com dimensões desprezíveis, movimentando-se com velocidade v1, e que, a partir de um determinado instante, fica sujeito a uma força resultante F de mesma direção que a velocidade e que atua durante certo tempo.
Durante a aplicação dessa força, o corpo sofre um deslocamento d, e sua velocidade passa a ser v2.

A ação da força F imprime ao corpo uma determinada aceleração e isso provoca uma variação em sua velocidade. Em outras palavras, a energia cinética do corpo varia.

Pode-se demonstrar que a quantidade de energia transferida pela força F, ou seja, o trabalho realizado pela forca F durante o deslocamento d é igual à variação da energia cinética do corpo. Logo:


Tal resultado é conhecido como teorema da energia cinética, e pode ser aplicado mesmo quando a intensidade da força resultante não é constante.

Teorema:

O Trabalho da resultante das forças agentes em um corpo, em determinado deslocamento, mede a variação de energia cinética ocorrida nesse deslocamento. 

-  Se a resultante realiza um trabalho motor (τ > 0), a energia cinética aumenta. 
-  Se a resultante realiza um trabalho resistente (τ < 0), a energia cinética diminui. 
- Caso a energia cinética não tenha variado entre duas posições, significa que a resultante das forças agentes sobre o corpo realizou um trabalho nulo.
Publicado por Marina Cabral
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos