Sensação Térmica

Definição

Sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.

Existem quatro tipos de transferência de calor de um corpo para outro, são eles: condução, evaporação, irradiação e radiação.

Condução

É o tipo de transferência de calor onde ela acontece através da agitação atômica do material, sem que ocorra o transporte de matéria. Tal agitação ocorre em virtude do aumento da energia cinética dos átomos que compõem o material.

Energia Cinética: é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos.

Algumas substâncias, como exemplo os metais, conduzem rapidamente o calor. Tais substâncias são denominadas de bons condutores térmicos. Outras substâncias como o ar e a lã quase não conduzem calor, sendo denominados de isolantes térmicos. Como aplicação prática é possível citar os agasalhos. Esses são feitos de matérias que não são bons condutores de calor. Ao vestir um agasalho em época fria, o agasalho bloqueia o calor humano, mantendo-o sempre quentinho. Outros objetos nos fazem ter a sensação de que, ambos em um mesmo ambiente, um parece estar mais frio do que o outro. Uma barra de metal a 35°C parece estar mais fria que um pedaço de madeira à mesma temperatura.

Convecção

É o tipo de transferência de calor que ocorre nos líquidos e gases e é feita por meio de correntes de convecção que se formam a partir da diferença de densidade entre as partes quentes e frias dos líquidos e gases em questão. Como exemplo a geladeira, o resfriamento dos alimentos é feito através das correntes de convecção dentro da geladeira. O ar quente é menos denso do que o ar frio, sendo assim o ar quente sobe e o frio desce, resfriando assim os alimentos.

Radiação

É o tipo de transferência de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas (raios infravermelhos), que podem se propagar na ausência de matéria, vácuo. O Sol é um exemplo disso. As ondas de calor, que aquecem a Terra, viajam no vácuo. O aquecedor solar também é um bom exemplo deste tipo de transferência de calor. Esse absorve a energia proveniente do sol e aquece a água do banho, por exemplo. A garrafa térmica é outro exemplo, entre suas paredes não existe matéria, sendo assim, as ondas de calor se propagam no vácuo existente e refletem sobre uma parede espelhada, fazendo com que o calor permaneça sempre ali, aquecendo o líquido que está na garrafa.

Evaporação

É o tipo de transferência de calor na qual o corpo ao receber calor passa do estado líquido para o gasoso. Um exemplo disso são os rios e mares. Os raios solares aquecem as águas e fazem com que as moléculas da mesma adquiram maior energia cinética, passando do estado líquido para o gasoso. Outro bom exemplo é o próprio corpo humano. Ao mínimo movimento que realizamos durante nossas atividades diárias, nosso corpo transpira, esse fato de transpirar é a evaporação da água contida no corpo. A transpiração é um meio que o organismo tem de controlar a temperatura corporal, mantendo o mesmo sempre numa temperatura ideal de funcionamento.

Publicado por Tiago Dantas
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos