Afinal, a Terra é redonda mesmo?

A Terra é redonda mesmo? Na verdade, isso dependerá do rigor em que se analisa a ideia de esfera e da escala de observação.
Imagem de satélite divulgada pela NASA com o perfil aparente da Terra

Desde tempos antigos, já se sabia que a Terra era redonda, embora algumas sociedades tenham resistido a essa ideia por muito tempo. Mas ainda nos dias de hoje persiste a dúvida: o nosso planeta configura-se como uma esfera totalmente perfeita, ou seja, com um raio igual em todos os seus pontos?

Primeiramente, é importante que consideremos que a ideia de uma esfera matematicamente perfeita dificilmente será encontrada na natureza e em todo o universo. Essa concepção é, basicamente, uma construção intelectual humana e dificilmente se manifesta de maneira exata de forma natural.

Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.

No entanto, tudo dependerá da escala em que a análise será feita. Se imaginarmos a Terra vista de fora e em uma posição muito aproximada, veremos as diferenças entre as suas altitudes e depressões e poderemos perceber, até mesmo, que o nível das águas dos oceanos varia muito de uma região à outra.

Por outro lado, se considerarmos o planeta visto de longe, essas deformações tornam-se praticamente nulas. Afinal, o ponto mais alto da Terra em relação ao nível do mar é o Everest, que possui pouco mais de 8 km de altitude, ao passo que o ponto mais profundo, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, possui cerca de 11 km de profundidade. Esses quase 20 km de diferença não são nada perante o diâmetro que o planeta possui – 12 742 km.

Outra característica importante do formato da Terra é o seu leve achatamento nos polos. Isso acontece pela alta velocidade em que o movimento orbital de translação apresenta-se, a mais de 1600 km/h.

Mas por que a Terra apresenta esse formato quase esférico?

A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade. Assim, para manter certo equilíbrio entre as diferentes áreas, os corpos celestes tendem a apresentar esse formato mais esférico, pois, afinal, tudo é atraído para o centro do planeta.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.