Iceberg

A maior parte do volume de um Iceberg permanece submersa

Iceberg (do inglês ice: gelo e do sueco berg: montanha) é um grande bloco de gelo que flutua sobre a superfície dos oceanos. Ao contrário do que se possa pensar, o iceberg não é formado pela água do mar, mas sim por água doce.

Sua origem está vinculada ao processo de degelo, principalmente da Antártica, o que explica o fato de o hemisfério sul concentrar a maior quantidade de icebergs no planeta. Durante o degelo, grandes blocos de água doce congelada se desprendem do continente, flutuando e se movimentando através de inúmeras correntes marinhas.

Alguns estudos comprovaram que apenas 10% de um iceberg permanecem visíveis na superfície, o restante fica submerso, podendo ser maior tanto em profundidade quanto em largura, o que representa um grande perigo para a navegação. Muitos navios naufragaram por conta de colisões com icebergs, o caso mais famoso foi o do Titanic, que naufragou em 1912 e teve sua história transformada em sucesso de bilheterias nos cinemas de todo mundo no final da década de 1990.

Alguns icebergs possuem uma quantidade muito grande de água doce. Existem estudos que procuram trabalhar métodos para o transporte desses grandes blocos de gelo. Alguns deles podem, por exemplo, abastecer toda a população dos Estados Unidos durante cinco anos.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos