Whatsapp icon Whatsapp

RMS Titanic

O RMS Titanic foi um navio que naufragou em 14 de abril de 1912, durante uma viagem entre Estados Unidos e Inglaterra, devido a uma batida em um iceberg.
Imagem documental do RMS Titanic, o navio que afundou ao bater em um iceberg em 1912, em exposição no Titanic Belfast.
O naufrágio do RMS Titanic foi um dos maiores da história mundial. [1]

O RMS Titanic foi um navio de luxo que afundou em 1912 ao longo do trajeto entre Inglaterra e Estados Unidos. A razão do seu afundamento foi a batida do casco do navio em um iceberg. O Titanic possuía características grandiosas para a época, e o naufrágio resultou em graves consequências econômicas e humanas. A tragédia, uma das maiores do setor marítimo, inspirou diversas produções cinematográficas, entre elas o filme Titanic, lançado em 1997.

Leia também: Ponte Tacoma Narrows — a ponte que sofreu colapso total em 1940

Resumo sobre o RMS Titanic

  • O RMS Titanic foi um navio que possuía 269 metros de comprimento, 53 metros de altura e pesava cerca de 45 mil toneladas.

  • A sua viagem inaugural ocorreu no dia 10 de abril de 1912, entre as cidades de Southampton (Inglaterra) e Nova York (Estado Unidos).

  • O RMS Titanic naufragou em 14 de abril de 1912, em razão da perfuração do casco do navio após sua batida em um iceberg em alto-mar.

  • O afundamento do navio teve como consequência um total aproximado de 1500 vítimas fatais e cerca de 700 sobreviventes.

  • Os destroços do Titanic foram descobertos, apenas em 1985, por meio de expedições da marinha estadunidense.

  • Há diversos museus e centros culturais que contam a história do Titanic.

  • O filme Titanic (1997), dirigido por James Cameron, é um drama romântico considerado um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema mundial.

Qual é o significado de RMS Titanic?

Aparecendo antes do nome Titanic, as letras RMS significam Navio do Correio Real. Essa é uma nomenclatura presente nos navios britânicos da época em que eram contratados pelo serviço de correios do Reino Unido. o nome Titanic era uma referência aos titãs, uma das três raças presentes na mitologia grega.

Quais são as características do RMS Titanic?

O Titanic era uma das embarcações mais grandiosas e luxuosas da sua época. O navio possuía 269 metros de comprimento, 53 metros de altura e pesava cerca de 45 mil toneladas. A sua capacidade total era de 2435 passageiros e 892 tripulantes.

A embarcação tinha instalações luxuosas como sala de ginástica, sala de leitura, diversos restaurantes e até mesmo uma quadra de squash. Essas características marcaram o imaginário da época em razão do pioneirismo do navio em termos de dimensões e instalações até então inéditas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do RMS Titanic

O navio Titanic foi concebido e construído como uma das embarcações de passageiros mais luxuosas da época. Ele foi oficialmente lançado em mar aberto no dia 31 de maio de 1911. A sua viagem inaugural ocorreu no dia 10 de abril de 1912, em um percurso da cidade de Southampton (Inglaterra) até Nova York (Estados Unidos) por meio do oceano Atlântico. A viagem não foi concluída, e seu histórico naufrágio ocorreu em 14 de abril de 1912, após a batida contra um iceberg.

Naufrágio do RMS Titanic

Representação da perfuração do casco do RMS Titanic após a batida em um iceberg. [2]
Representação da perfuração do casco do RMS Titanic após a batida em um iceberg. [2]

O RMS Titanic naufragou em 14 de abril de 1912 em razão da perfuração do casco do navio após sua batida em um iceberg em alto-mar. O afundamento do Titanic, desde a batida no iceberg até o naufrágio total, durou aproximadamente duas horas.

Causas do naufrágio do RMS Titanic

A tragédia do Titanic ficou marcada por relatos de imprudência, tanto em termos de estrutura do navio quanto em termos da sua condução. Os relatos da tragédia apontam que os alertas climáticos da data do naufrágio foram ignorados pela tripulação e que o número de botes salva-vidas não era suficiente para todos os passageiros e tripulantes, motivo pelo qual aponta-se que apenas 700 sobreviventes foram resgatados com vida.

Consequências do naufrágio do RMS Titanic

A referida tragédia teve como consequências graves prejuízos humanos e financeiros. Devido à ausência de botes salva-vidas suficientes, o número total de mortos é estimado em 1500 pessoas, sendo um número bastante expressivo. Com o naufrágio, ocorreu também a perda da embarcação.

A partir de então, foram tomados maiores cuidados por diversas empresas na construção de novas embarcações a fim de evitar tragédias parecidas. No mesmo sentido, os alertas meteorológicos e climáticos foram aperfeiçoados, garantindo maior segurança em alto-mar.

Destroços do RMS Titanic

Destroços do RMS Titanic no fundo do oceano Atlântico.
Destroços do RMS Titanic no fundo do oceano Atlântico.

Os destroços do Titanic foram descobertos apenas em 1985 por meio de expedições da marinha estadunidense. Eles estão situados a cerca de 3800 metros de profundidade, em uma localização próxima de 650 quilômetros da costa canadense, no oceano Atlântico.

As condições dos destroços estão bastante ruins em razão da salinidade da água do mar e da presença de diversas algas, que ocuparam o casco da embarcação. Mesmo assim, a referida descoberta foi fundamental para o desenvolvimento de muitos estudos sobre as condições do navio e o seu afundamento.

Veja também: 1º de setembro de 1985 a descoberta dos destroços do Titanic

Filme Titanic

O naufrágio do navio Titanic inspirou diversas produções cinematográficas, com destaque para o filme Titanic (1997). Essa produção retrata o afundamento do navio por meio de uma história fictícia de amor entre Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet).

A produção mostra o cotidiano do navio por meio dos seus personagens principais, e retrata todo o processo do seu acidente e consequente naufrágio. O filme foi dirigido por James Cameron e é considerado um drama romântico. Ele tem duração de 3 horas e 14 minutos e é um dos grandes sucessos do cinema mundial.

Curiosidades sobre o RMS Titanic

  • Um grande número de vítimas do Titanic era de imigrantes que buscavam uma vida melhor nos Estados Unidos.

  • A construção do Titanic ocorreu na cidade de Belfast, atual capital da Irlanda do Norte, parte integrante do Reino Unido.

  • O centro turístico Titanic Belfast, localizado na cidade de mesmo nome, é um dos principais museus que retratam a história do naufrágio.

  • O Titanic, em razão da sua grandiosidade e do seu luxo, era apontado por veículos de comunicação da época como “infundável”.

Crédito de imagem

[1] Anton_Ivanov / Shutterstock

[2] Wikimedia Commons (reprodução)

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Inglaterra
Saiba mais sobre os aspectos geográficos da Inglaterra. Veja as principais informações sobre a população, a economia e a infraestrutura do território inglês.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Oceanos
Saiba mais sobre os oceanos. Entenda como eles foram formados. Conheça o relevo submarino. Aprenda a importância dos oceanos.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!