O Mar de Aral está diminuindo

Alterações que ocorreram entre 1989 e os primeiros anos do século XXI.

O Mar de Aral é um mar interior ou um imenso lago de água salgada localizado ao norte do Uzbequistão e ao sul do Cazaquistão, já foi considerado o quarto maior mar interior do mundo.

Em 1960 o Aral cobria uma área de aproximadamente 66 km², no ano 2000 as suas águas se dividiram em duas partes; em razão de o lago estar encolhendo. As perspectivas são pessimistas em relação à continuidade de sua existência, algumas estimativas divulgadas em 2008 revelam que por volta de 2010 ele não mais existirá. A diminuição em seu tamanho ocorre em virtude da interferência humana, que intercepta grande parte da água que abastece o Aral para a irrigação, especialmente para o plantio do algodão.


Além do Mar de Aral ter reduzido drasticamente a quantidade de água, elevou consideravelmente sua salinidade, fato que causou um grande desequilíbrio ambiental. Um dos principais prejuízos nesse quesito foi em relação à redução de espécies na região, onde eram encontradas 178 espécies de animais e hoje esse número caiu para 38. A situação é tão grave que nem mesmo a atividade pesqueira existe mais, a salinidade elevada comprometeu a proliferação dos peixes. Diante dessa situação, percebemos claramente a negativa interferência antrópica, o resultado da mesma poderá representar o fim de uma paisagem natural que existe há milhões de anos, antes mesmo da existência humana.

Publicado por Eduardo de Freitas
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos