Os Cânions

Grand Canyon nos EUA-Arizona
Cânions são extensos paredões que foram formados através de processos erosivos no decorrer de milhões de anos, são esculpidos principalmente pela ação dos ventos e das águas.

Existem vários cânions no mundo, mas sem dúvida o mais imponente é o Grand Canyon, situado no estado americano do Arizona, ele possui incríveis medidas: 29 quilômetros de largura, um desfiladeiro com 446 quilômetros de extensão, em alguns pontos existem penhascos que atingem 1,6 mil metros de profundidade.

O Cânion de forma geral tem sua origem a partir do constante fluxo de águas de córregos, rios e riachos, como as águas correm interruptamente em determinados lugares a formação geológica é sedimentar, e o solo é facilmente desfeito, e então é levado pelas águas, produzindo dessa forma imensas “fendas” ou erosões.

A ocorrência desse evento é em áreas de características particulares, no caso, em locais de clima árido, que praticamente não sofre a influência de chuvas, uma vez que nesse tipo de clima as chuvas são restritas, ou seja, com pouca incidência, com isso a formação dos Cânions é realizada pelos rios de maneira vertical.

Para definição de qual é o maior cânion do mundo basta realizar medições como largura, extensão e profundidade. Embora o mais conhecido seja o Grand Canyon, não significa que seja o maior, pois em tamanho é menor que outros. Essa afirmação foi comprovada em expedições recentes ocorridas no centro do continente asiático, nas proximidades da Cordilheira do Himalaia, foi encontrado o cânion de maior extensão e profundidade do mundo.

O maior cânion foi descoberto em 1993, pelo explorador Richard Fisher, depois de cerca de dez anos de estudos ficou constatado a sua localização no Vale do Rio Brahmaputra no Tibete e China, e recebeu o nome de Yarlung Tsangpo.

Publicado por Eduardo de Freitas
Sociologia
Friedrich Engels
Veja nesta videoaula uma breve biografia de Friedrich Engels, um dos maiores nomes do marxismo.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos