Whatsapp icon Whatsapp

Litosfera

A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que interagem com outras camadas terrestres.
Montanhas em Gansu, na China, como exemplo de uma das formas de relevo terrestre que fazem parte da litosfera.
As formas de relevo terrestre fazem parte da litosfera.

A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por solos, rochas e minerais que compõem grandes blocos rochosos chamados de placas tectônicas. Ela é comumente dividida em grandes partes: a crosta externa, a crosta interna e a parte externa do manto. A litosfera está ligada aos diferentes eventos internos e externos do planeta, como o vulcanismo e o intemperismo, sendo também fundamental para o desenvolvimento de atividades humanas como a agricultura e a mineração.

Leia também: Atmosfera — a camada gasosa que envolve o planeta Terra

Resumo sobre litosfera

  • A litosfera é compreendida pela camada terrestre da crosta terrestre e pela parte mais externa da camada terrestre do manto.

  • Ela é formada por solos, rochas e minerais que estão dispostos na parte mais externa da esfera do planeta Terra.

  • A litosfera possui funcionalidades importantes que contribuem para eventos naturais diversos, como o tectonismo.

  • A crosta externa, a crosta interna e a parte externa do manto são consideradas as grandes subdivisões da litosfera.

  • As práticas da agricultura, pecuária e extrativismo são atividades humanas desenvolvidas na porção superficial da litosfera.

Características da litosfera

Comumente chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada mais externa do planeta Terra. A composição da litosfera dá-se por um conjunto de solos, rochas e minerais que possuem características distintas conforme o seu processo de formação geológica. Ademais, a sua estrutura física é bastante distinta, uma vez que apresenta diferentes profundidades, influenciadas pelas características do relevo.

A litosfera é formada pelas placas tectônicas, um conjunto de grandes blocos rochosos que se movimentam devido à ação de agentes como as correntes de convecção, que estão presentes na camada terrestre logo abaixo da crosta, chamada de manto. A movimentação desses grandes blocos rochosos dá origem aos diferentes fenômenos geológicos e geomorfológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a função da litosfera?

A litosfera tem como função importante a sua atuação como porção terrestre que abriga diferentes eventos geológicos e geomorfológicos que modificam as características da Terra. Isso ocorre porque ela funciona como uma camada protetora que engloba toda a superfície terrestre. Nesse sentido, ela está associada com eventos geológicos e geomorfológicos importantes que contribuem para as dinâmicas da vida terrestre.

Também é na litosfera que são registradas as ações de agentes internos do relevo, como o vulcanismo e o tectonismo, e as ações de agentes externos do relevo, como a erosão e o intemperismo, que atuam diretamente na formação das características físicas e naturais do planeta.

Vulcão em erupção como representação da forma como a atividade vulcânica contribui para a transformação da litosfera.
A atividade vulcânica contribui para a transformação da litosfera.

Formação da litosfera

A litosfera é formada principalmente por solos, rochas e minerais, sendo subdividida, conforme a sua localização, em partes continentais e oceânicas. A formação da litosfera ocorreu em conjunto com o processo de origem da esfera terrestre em tempos geológicos bastante antigos. As suas características estão atreladas ao resfriamento da esfera terrestre e consequente ação de eventos naturais que propiciaram a composição de uma camada fina e sólida na porção mais externa do planeta. Ademais, a litosfera passou por inúmeras transformações ao longo do tempo geológico, especialmente pela ação de atores geomorfológicos internos e externos.

Quais são as camadas da litosfera?

A litosfera engloba não somente a crosta terrestre, mas também a parte mais externa do manto, camada imediatamente inferior à crosta. No caso específico da crosta terrestre, mesmo de espessura muito fina, ela é comumente dividida em duas grandes partes: a crosta externa, ou seja, a porção mais externa da crosta terrestre, formada por rochas principalmente de silício e alumínio, e a crosta interna, porção mais interna da crosta terrestre, composta especialmente por rochas formadas por silício e magnésio. Além das duas partes da crosta terrestre, a litosfera é formada ainda pela camada mais externa do manto, que é fortemente vinculada aos processos de tectonismo e vulcanismo que ocorrem no planeta Terra.

Veja também: Hidrosfera — a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso

Diferença entre litosfera e crosta terrestre

  • Crosta terrestre: é a parte mais fina da chamada litosfera, visto que ela engloba somente a camada mais rígida e externa do planeta, formada por grandes blocos de rochas.

  • Litosfera: compreende, além da crosta terrestre, a parte mais externa do manto, camada situada logo abaixo da crosta.

Ilustração mostrando as camadas da Terra para explicar quais das camadas terrestres fazem parte da litosfera.
A litosfera é formada pela crosta terrestre (crosta externa e interna) e pela parte mais externa do manto.

Importância da litosfera

A litosfera possui grande importância, visto que é a camada mais externa da esfera terrestre, logo abriga grande parte das atividades de subsistência desenvolvidas no planeta. As práticas da agricultura, pecuária e extrativismo são desenvolvidas na porção superficial da litosfera. Por sua vez, na camada interna da litosfera estão alocados diversos recursos minerais importantes para a sociedade. Assim, a litosfera é fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas do planeta e também para a manutenção do equilíbrio ecológico e ambiental da Terra.

Curiosidades sobre a litosfera

  • O estudo das ondas sísmicas, medidas a partir da superfície terrestre, é o método que indica a divisão do planeta em grandes camadas.

  • As rochas que compõem a litosfera são divididas, conforme as suas características, em magmáticas, metamórficas e sedimentares.

  • Os grandes tipos de terrenos rochosos que formam a litosfera são as bacias sedimentares, os escudos antigos e as cadeias orogênicas.

  • A composição química da litosfera engloba elementos como o silício, o oxigênio, o alumínio, o magnésio, o ferro e o cálcio.

  • O processo de pedogênese, que contribui diretamente para a formação do solo, é um dos eventos importantes que ocorrem na litosfera.

Fontes:

HISATOMI, C. Entenda o que é litosfera e sua importância. Ecycle, c2022. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/litosfera/.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. A Terra: Nosso planeta no Universo. Atlas Escolar do IBGE, c2023. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/a-terra/nosso-planeta-no-universo.html.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Breve História da Terra. SGB, 2016. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Estrutura Interna da Terra. SGB, 2015. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html.

SILVA, M. V. C.; CRISPIM, A. B. Geologia Geral. UECE. 1ª edição, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/552643/2/Livro%20Geologia%20Geral%20.pdf.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A Terra é plana?
A Terra é plana ou esférica? Clique aqui e conheça algumas evidências que comprovam qual é o real formato do nosso planeta.
Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Centro da Terra
Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Manto terrestre
Clique aqui, saiba quais são as principais características do manto e descubra a composição, as partes e a dinâmica da camada intermediária do planeta.
Núcleo terrestre
Clique aqui, descubra como é formado o núcleo terrestre, saiba quais são suas principais características e entenda qual é a sua dinâmica e a sua importância.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
video icon
Professora ao lado do texto"Vogal temática"
Português
Vogal temática
Vogal temática é a vogal que torna possível a ligação entre o radical e as desinências. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto e analisaremos as formas de identificação adequadas desse morfema.