Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Inversão Térmica

Inversão Térmica

A inversão térmica é o fenômeno responsável pela retenção de poluentes nos ambientes urbanos.

A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes.

É importante lembrarmos duas questões básicas: a primeira é que o ar quente sempre sobe, por ser menos denso, e o ar frio sempre desce; a segunda é que a superfície, por refletir os raios solares, sempre aquece o ar mais próximo.

Assim, em condições normais, o ar quente mais próximo à superfície sobe e o ar mais frio da atmosfera desce. Quando esse ar frio que desceu se aproxima do solo, ele volta a se aquecer, reiniciando um ciclo que forma as células de convecção da atmosfera. Esse movimento é importante por “renovar” o ar utilizado na respiração e proporcionar uma maior movimentação das massas e dos ventos.

Condições normais: os poluentes dispersam-se facilmente na atmosfera
Condições normais: os poluentes dispersam-se facilmente na atmosfera

A inversão térmica ocorre quando os raios solares – geralmente em finais de tarde e em períodos de inverno – tornam-se mais fracos e a superfície terrestre torna-se menos capaz de aquecer o ar. Assim, o ar frio fica estacionado sobre os solos e fica recoberto por uma camada de ar quente, que também não consegue se movimentar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse processo não teria nenhum problema se ele não fosse o responsável por “segurar” os gases poluentes emitidos, sobretudo, nos espaços urbanos, provenientes das chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos veículos motorizados.

Inversão térmica: os poluentes encontram dificuldades para se dispersarem
Inversão térmica: os poluentes encontram dificuldades para se dispersarem

A consequência desse fenômeno é uma maior concentração nos índices de poluição do ar, causando graves problemas respiratórios e ambientais, deixando o ar das cidades mais “sujo” e com uma aparência mais escura. Nas grandes cidades, em períodos de inverno, é comum a adoção de medidas para conter a emissão de poluentes, como o rodízio de carros para diminuir o fluxo e a imposição de sanções contra fábricas poluidoras.

A inversão térmica é um exemplo de como os chamados microclimas podem apresentar problemas à vida em sociedade, uma vez que, independente das condições climáticas globais, o tempo nas cidades torna-se bastante prejudicial à qualidade de vida das pessoas.

A fumaça pairando sobre as cidades é uma consequência da inversão térmica
A fumaça pairando sobre as cidades é uma consequência da inversão térmica
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Galáxia anã.
As galáxias
Abrigo de inúmeros objetos astronômicos.
Fenômeno da Aurora Polar
Aurora Polar
O que é aurora polar, como se dá a formação da aurora, as características da aurora polar, as relações mitológicas envolvendo a aurora polar.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
O espaço urbano, em alguns casos, pode apresentar graves variações microclimáticas
Clima urbano
As particularidades do clima urbano e as características gerais dos microclimas das grandes cidades.
De acordo com a teoria da Deriva Continental, no passado havia só um continente:  Pangeia
Deriva Continental
Entenda a teoria da Deriva Continental e compreenda como um único continente fragmentou-se e deu origem a todos os espaços terrestres atuais.
Imagem de satélite de um ciclone, um tipo de fenômeno atmosférico
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Grand Canyon nos EUA-Arizona
Os Cânions
Os cânions, O que são cânions, Onde pode ser encontrado os cânions, Como são formados os cânions, Grand Canyon é o mais conhecido, As medidas do Grand Canyon, Qual é o maior cânion do mundo.
O clima das cidades pode estar relacionado com fatores locais específicos
Problemas atmosféricos urbanos
Confira quais são os principais problemas atmosféricos urbanos, bem como as suas causas e consequências.
A poluição no espaço das cidades é o principal fator de causa do smog
Smog
Entenda o que é o smog, qual é a relação desse fenômeno com a poluição e conheça os seus principais tipos e características.
Exemplo de tipo de chuva.
Tipos de chuva
Clique aqui e conheça as características dos diferentes tipos de chuva!