Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. A distribuição da água no mundo

A distribuição da água no mundo

A água é, paradoxalmente, o elemento mais abundante na superfície terrestre e o mais disputado pelo ser humano.

Muitas pessoas, sabendo da maior parte da composição do nosso planeta, afirmam categoricamente que ele não deveria se chamar “Terra”, e sim “Água”, uma vez que cerca de 70% de sua superfície é composta por essa substância. Mas como ocorre a sua distribuição? Onde há mais e onde há menos água no mundo? Qual tipo de água é predominante? Com tanta água no mundo, por que tantos morrem de sede e sofrem com terríveis secas?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. Em alguns locais, pratica-se a dessalinização da água, mas esse processo é caro e pouco eficiente, sendo ainda pouco praticado.

Da água restante do mundo, 71% dela está em forma de gelo nas calotas polares. Como o processo de transporte dessas geleiras é caro e também pouco eficaz, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs. Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

Observe os gráficos abaixo:

Distribuição quantitativa da água na Terra
Distribuição quantitativa da água na Terra

Assim, percebemos que o problema da água para o ser humano reside no fato de a sua maior parte não estar viável para consumo. Apesar disso, mesmo com o fato de a proporção de água potável disponível ser reduzida, ainda sim estamos falando de uma quantidade muito grande de água. No entanto, o seu mau uso vem reduzindo drasticamente a sua disponibilidade, seja através da péssima manutenção dos rios, seja pela sua poluição. Por esse motivo, estima-se que a água seja um dos principais fatores geopolíticos ao longo do século XXI.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro fato agravante é a má distribuição dessa água potável pelo mundo. Algumas regiões do Oriente Médio e da África, por exemplo, apresentam uma significativa crise quanto ao abastecimento de água, o que se agrava com a ausência de saneamento básico para boa parte da população.

No caso do Brasil, há certo privilégio, pois somos o país que possui a maior disponibilidade de água potável, com cerca de 11% do total. Porém, trata-se de uma falsa abundância, pois também em nosso território essa água é mal distribuída. A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste dividem a quantidade restante, sendo que essa última é a que mais sofre com os problemas de escassez de água.

Por esse motivo, além de se promover uma maior conscientização popular sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso também a realização de políticas públicas para garantir o seu acesso por toda a população, com ações de democratização estrutural, como o saneamento básico.

Água: abundante no planeta, escassa para o homem
Água: abundante no planeta, escassa para o homem
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
22 de março - Dia Mundial da Água
Aproveite o Dia Mundial da Água para conhecer mais sobre essa data, a importância da água para o ser humano e alguns dados importantes sobre esse recurso.
O consumo de água ocorre de maneira bastante desigual no mundo
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Problemas de vazamento e mau uso são algumas das causas do desperdício de água
Desperdício de água
Entenda a discussão a respeito do desperdício de água no Brasil e no mundo e veja quais são os principais responsáveis por esse problema.
Apesar de serem grandes extensões de água salgada, mar e oceano não são sinônimos.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
O Brasil é um país que possui muita água doce, porém há uma má distribuição territorial do recurso
Distribuição da água no Brasil
Entenda como ocorre a distribuição da água no Brasil e conheça quais são as áreas onde os recursos hídricos são mais e menos abundantes.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
A falta de água compromete os solos e a produção de alimentos
Escassez hídrica e segurança alimentar
A falta de água pode ser uma ameaça generalizada no acesso aos alimentos? Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar!
Fotografia da Falha de San Andreas
Falha de San Andreas
Conheça as características e os riscos geológicos da falha de San Andreas.
O relevo corresponde a irregularidade da superfície terrestre
Formação e Transformação do Relevo
Formação e Transformação do Relevo, O que é relevo, Quais são os fatores de formação do relevo, Como o relevo pode ser transformado, Os processos erosivos sofridos pelo relevo, A classificação de erosão.
A água pode transformar-se em um grande fator geopolítico de guerras no mundo
Geopolítica da água
Confira uma análise geral sobre a geopolítica da água com alguns comentários sobre os principais conflitos por esse recurso em âmbito internacional.
A solidificação das partículas de água que chega ao solo provocando danos.
Granizo
Granizo, o que é granizo, características do granizo, local onde ocorre a formação do granizo, danos provocados pelos granizos, como impedir a formação dos granizos.
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Formação de relevo provocada por movimentos orogênicos
Orogênese e Epirogênese
Compreenda o conceito, as causas e as consequências da Orogênese e Epirogênese.
Grand Canyon nos EUA-Arizona
Os Cânions
Os cânions, O que são cânions, Onde pode ser encontrado os cânions, Como são formados os cânions, Grand Canyon é o mais conhecido, As medidas do Grand Canyon, Qual é o maior cânion do mundo.
Você já se perguntou quanta água foi utilizada na produção do seu alimento?
Pegada hídrica
Você já se perguntou a respeito da quantidade de água usada para produzir um produto? Clique aqui e conheça o conceito de pegada hídrica!
Imagem do planeta Vênus.
Planeta Vênus
Clique para conhecer as principais características do planeta Vênus!
A agricultura é a atividade que mais consome água
Práticas que mais consomem água
Conheça quais são as práticas que mais consomem água e como podemos diminuir o papel delas na exploração exagerada desse recurso.
É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
Típica paisagem de tundra.
Tundra
Vegetação rasteira formada por musgos e liquens.
A água é uma substância que participa de diversas reações químicas no organismo
Água
Conheça as principais características da água, uma substância extremamente importante para a vida na Terra.
As reservas subterrâneas são importantes fontes de recursos hídricos
Águas subterrâneas
Confira algumas informações básicas sobre as águas subterrâneas, importante fonte de recursos hídricos na natureza.