Planeta Vênus

Imagem do planeta Vênus.

Vênus é um planeta do sistema solar, localiza-se no segundo lugar a partir do sol, além disso, é o sexto maior entre todos os outros planetas.

Vênus possui tamanho e massa semelhante a do planeta Terra, por isso os planetas citados eram considerados gêmeos, no entanto, as características parecidas se limitam à proporção corporal. Salvo esse ponto apresentado, os dois planetas são totalmente distintos, uma vez que Vênus não oferece condições para proliferação de vida.


Em Vênus a atmosfera é muito compacta, formada por uma enorme quantidade de gás carbônico, por ser muito densa desenvolve um elevado efeito estufa que faz o planeta produzir altíssimas temperaturas. Onde os raios solares incidem de forma perpendicular na superfície do planeta as temperaturas atingem até 460ºC.

Outra particularidade do planeta Vênus é quanto aos movimentos de rotação e translação. Para a realização total do primeiro movimento são necessários 243 dias (referente aos dias terrestres) e no segundo, 224 dias, dessa forma um ano em Vênus é menor que 1 dia.

O planeta em questão já recebeu diversos nomes, como Lúcifer e Vésper, no Brasil é conhecido como Estrela Dalva. O planeta emite grande luz, diante desse fator é superado somente pela lua, por isso pode ser visualizado a olho nu.

Publicado por Eduardo de Freitas
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.