Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de clima do mundo

Os tipos de clima do mundo resultam dos diferentes aspectos da superfície da Terra. Os principais são: polar, frio, temperado, mediterrâneo, tropical, equatorial e desértico.
Quatro paisagens em alusão aos tipos de clima do mundo.
Os principais tipos de clima do mundo são: polar, frio, temperado, mediterrâneo, tropical, equatorial e desértico.

Os tipos de clima do mundo estão relacionados aos diferentes aspectos geográficos do planeta. A divisão desses tipos climáticos ocorre, em especial, com base nas zonas climáticas globais, que possuem características distintas de temperatura e precipitação. O Brasil, por exemplo, tem a sua maior porção territorial situada na faixa tropical do globo. Os tipos climáticos estão comumente associados às coberturas vegetais de cada localidade.

Leia também: Qual é a definição de clima?

Resumo sobre os tipos de clima do mundo

  • Os principais tipos climáticos do mundo são: polar, frio, temperado, mediterrâneo, tropical, equatorial e desértico.

  • Há diversas variações dos grandes tipos de clima do planeta em razão de diferenças geográficas e climáticas.

  • O Brasil registra diferentes variações do clima tropical, como semiárido, subtropical, tropical de altitude e, ainda, o equatorial.

  • A cobertura vegetal de uma localidade está diretamente associada ao clima existente em determinada região.

  • São exemplos de coberturas vegetacionais do Brasil: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas.

Videoaula sobre os climas do mundo

Quais são os tipos de climas do mundo?

A diversidade geográfica presente no mundo, em conjunto com a atuação de diferentes elementos e fatores climáticos, contribui para a ocorrência de vários tipos de clima. Os pontos abaixo destacam os principais tipos de clima do mundo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Clima polar: ocorre em regiões geográficas de elevada latitude, ou seja, acima do Círculo Polar Ártico e abaixo do Círculo Polar Antártico. Nesse clima há baixa presença de radiação solar. O clima polar registra temperaturas muito baixas. A ocorrência de neve é comum ao longo de todo o ano. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.

Tundra em paisagem de clima polar, tipo de clima do mundo.
Em regiões de clima polar, as temperaturas são muito baixas e a vegetação é predominantemente rasteira.
  • Clima frio: ocorre em áreas nas proximidades do Círculo Polar Ártico e do Círculo Polar Antártico. Em regiões de elevada altitude, ele é chamado de clima frio de montanha. Esse tipo climático registra baixas temperaturas e recorrentes nevascas.

  • Clima temperado: ocorre em médias latitudes, ou seja, acima do Trópico de Câncer e abaixo do Trópico de Capricórnio. Em relação à presença de umidade, esse tipo climático é classificado em continental e oceânico. O clima temperado registra temperaturas amenas, chuvas recorrentes e uma clara divisão entre as estações do ano. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.

  • Clima mediterrâneo: ocorre em áreas pontuais de média latitude, com destaque para a faixa banhada pelo mar Mediterrâneo, entre os continentes europeu, asiático e africano. Esse clima registra verão quente e seco bem como inverno mais ameno e úmido.

  • Clima tropical: ocorre na faixa intermediária do globo, ou seja, abaixo do Trópico de Câncer e acima do Trópico de Capricórnio. O clima tropical possui tipicamente duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. Suas principais variações: tropical de altitude, tropical semiárido e subtropical. Para saber mais sobre esse clima, clique aqui.

  • Clima equatorial: ocorre na faixa central do globo, portanto, ao longo da Linha do Equador. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas chuvas volumosas. No clima equatorial, há o registro de elevada umidade do ar e baixa amplitude térmica. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.

Vista aérea de densa floresta equatorial, na Amazônia, representando um tipo de clima do mundo.
As chuvas são abundantes em zonas de clima equatorial, ocasionando áreas de grande biodiversidade, como a Amazônia.
  • Clima desértico: ocorre em áreas pontuais de média latitude, tanto na faixa temperada quanto na faixa tropical do globo. Essas zonas geográficas são marcadas pela baixa pluviosidade anual. O clima desértico registra baixa umidade do ar e alta amplitude térmica. Conheça mais sobre esse clima clicando aqui.

Veja também: Tipos de vegetação do território brasileiro

Tipos de climas do Brasil

O Brasil tem a maior parte do seu território inserida na faixa tropical do globo, portanto, registra especialmente o tipo climático tropical e suas variações, como o subtropical e o semiárido. Esse cenário é fruto de diferentes condicionantes geográficos, como os elementos e fatores climáticos. Os pontos abaixo destacam os principais tipos de clima presentes no Brasil:

  • Clima equatorial: ocorre especialmente nos estados da região Norte do Brasil, ou seja, nas localidades brasileiras próximas da Linha do Equador. Esse tipo climático tem como características as elevadas temperaturas, as volumosas precipitações, a alta umidade do ar e a baixa amplitude térmica.

  • Clima tropical: ocupa a maior parte do território brasileiro. Conforme os condicionantes climáticos, como elementos e fatores do clima, ele é dividido em clima tropical seco, com predomínio da continentalidade; e clima tropical úmido, com forte atuação da maritimidade. Há ainda o clima tropical de altitude, presente nas regiões brasileiras mais altas, que registram temperaturas mais amenas. São características do clima tropical a presença de duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. Esse tipo climático registra grande diferença de temperatura e precipitação anual.

  • Clima semiárido: é variação do clima tropical e ocorre especialmente nos estados da região Nordeste do Brasil. Esse tipo climático tem como características as elevadas temperaturas, a baixa umidade do ar e a baixa amplitude térmica. As médias pluviométricas anuais no clima semiárido são muito baixas.

Paisagem da Caatinga representando o tropical semiárido, um tipo de clima do mundo.
A Caatinga é um bioma brasileiro típico do clima tropical semiárido.
  • Clima subtropical: é uma variação do clima tropical e ocorre especialmente nos estados da região Sul do Brasil. Esse tipo climático tem como características o registro de temperaturas mais amenas e a boa distribuição das chuvas. O clima subtropical possui estações do ano bem definidas e registra amplitudes térmicas anuais elevadas.

Videoaula sobre os tipos de clima do Brasil

Influência do clima na vegetação

A relação entre o clima e a vegetação é bastante explícita. A cobertura vegetal está intimamente ligada à existência de determinados tipos climáticos. A lista abaixo busca associar a ocorrência dos tipos de clima do mundo com a presença das vegetações do mundo:

  • Clima polar: predomínio de uma cobertura vegetal baixa e rasteira, formada por gramíneas, que resistem aos longos períodos de ocorrência de neve. Essa vegetação é chamada de tundra.

  • Clima frio: existência de vegetações de grande porte, com grande homogeneidade vegetal e que possuem grande resistência ao frio e à neve. Essa vegetação é chamada de floresta boreal ou taiga.

Floresta boreal típica do frio, um tipo de clima do mundo.
O clima frio favorece o crescimento de uma vegetação uniforme e de grande porte.
  • Clima temperado: presença de cobertura vegetal bastante heterogênea, formada por florestas temperadas, estepes e pradarias. No Brasil, esse tipo de vegetação e representado pelo bioma Pampa.

  • Clima mediterrâneo: ocorrência de vegetação espaçada e seca, típica de regiões de clima quente e seco. A vegetação mediterrânea é muito suscetível à ocorrência de incêndios florestais.

  • Clima tropical: registro de vastas coberturas vegetacionais das chamadas florestas tropicais. A savana é um exemplo desse tipo de vegetação. No Brasil, destaca-se o Cerrado e a Mata Atlântica.

Floresta densa em área de clima tropical, um tipo de clima do mundo.
A Mata Atlântica está localizada em uma zona de clima tropical.
  • Clima equatorial: predomínio das chamadas florestas equatoriais, que possuem grande biodiversidade. A Floresta Amazônica é o principal exemplo dessa cobertura vegetal no Brasil e no mundo.

  • Clima desértico: presença de pequenas formações vegetais compostas especialmente por plantas xerófilas, muito resistentes à seca. A Caatinga, no Brasil, possui muitas espécies desse tipo de planta.

Fontes

WRI BRASIL. 6 exemplos de como o clima do mundo mudou na última década. WRI Brasil. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/6-exemplos-de-como-o-clima-do-mundo-mudou-na-ultima-decada

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Clima. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/climatologia/15817-clima.html?=&t=acesso-ao-produto

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Clima. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20644-clima.html

RTP ENSINA. Climas mundiais. RTP. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/explicador/climas-mundiais/

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
Clima semiárido
Saiba quais são as principais características do tipo climático semiárido. Veja detalhes sobre a localização e os aspectos do clima semiárido no Brasil e no mundo.
Clima subtropical
Clique aqui e saiba quais são as principais características do clima subtropical. Conheça seus tipos e saiba onde ocorre no Brasil.
Clima temperado
Saiba quais são as principais características e as zonas de abrangência do clima temperado. Veja as diferenças entre os climas temperados oceânico e continental.
Clima tropical
Leia sobre as características do clima tropical. Veja detalhes sobre o clima tropical no mundo e saiba quais são as subdivisões desse clima no Brasil.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Rochas Sedimentares
As características das rochas sedimentares e as etapas do seu processo de formação.
Tipos de chuva
Clique aqui e conheça as características dos diferentes tipos de chuva!
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.
Zonas térmicas da Terra
Zonas térmicas da Terra, O que são zonas térmicas da Terra, Zonas térmicas da Terra e os raios solares, Quais são as zonas térmicas da Terra, O que são zonas polares, O que são zonas temperadas, O que são zonas tropicais.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!