Desmitificar e Desmistificar

Desmitificar e desmistificar integram os casos de paronímia, os quais são parecidos quanto à grafia e som, mas diferentes quanto ao significad
Desmitificar e desmistificar integram os casos de paronímia, os quais são parecidos quanto à grafia e som, mas diferentes quanto ao significad

Desmitificar e desmistificar, em se tratando de aspectos gráficos, apresentam-se bastante semelhantes, quase que idênticos. Exatamente por esse motivo é que na Língua Portuguesa há uma infinidade de pares de vocábulos que retratam esse mesmo aspecto e, consequentemente, causam-nos inegáveis questionamentos e até possíveis desvios quanto à forma correta de utilizá-los.

É aí que toda cautela se faz necessária, associada, é óbvio, a uma boa dose de conhecimento acerca dos fatos que regem a língua que falamos. Nesse sentido, como não seria possível elencarmos todos os casos representativos, elegeremos o caso relacionado aos vocábulos desmitificar e desmistificar, ambos dotados de características distintas, sobretudo quanto às acepções semânticas. Dessa forma, vejamos:

Desmitificar – Desfazer um mito, tirar o caráter de mito, despojar de consagração (alguém ou algo).

Constatemos, pois, o exemplo a seguir:

Especialistas tentam desmitificar alguns aspectos relacionados ao déficit de atenção.

Desmistificar – Desfazer uma mistificação, denunciar um erro.   

Foi desmistificado todo o bando que atuava no desmanche de veículos.

Elencados tais pressupostos, eis que, em se tratando desse assunto, torna-se relevante nos atermos a mais um detalhe, expresso no exemplo em questão:

Alguém, em breve, deverá ser desmitificado... ou seria desmistificado?

Para encontrarmos a resposta conveniente, somente uma análise do próprio contexto nos proporcionará indícios suficientes, ou seja, se esse alguém é considerado uma pessoa com virtudes exageradas (fazendo referência a desmitificar), ou se se trata de um farsante (fazendo alusão a desmistificar).

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos