O adjetivo com valor de advérbio

O adjetivo com valor de advérbio ocorre no predicado verbo-nominal

O adjetivo com valor de advérbio retrata uma ocorrência que mais uma vez define o caráter dinâmico da língua. Você se lembra do processo de substantivação? Caso queira relembrar, acesse o texto “O processo de substantivação”. Deparando-se com as informações nele contidas, você perceberá que são várias as classe gramaticais que deixam de pertencer à sua forma original para desempenhar outra função, a de substantivo.

De forma semelhante aparecem os adjetivos, que vez ou outra funcionam também como advérbios. Por ser esse o ponto central da nossa discussão, vejamos agora os pontos que norteiam tal fato linguístico. Para tanto, comecemos a analisar estes enunciados, dispostos a seguir:

O garoto chegou eufórico  → Os garotos chegaram eufóricos.  
A garota chegou eufórica  → As garotas chegaram eufóricas.

Em todas elas, o adjetivo exercendo a função predicativa concorda em número e gênero com o substantivo a que se refere. Contudo, realizando uma análise mais apurada, constatamos que ele também modifica a ação expressa pelo verbo “chegar” (indicando o modo como os “sujeitos” chegaram). Em razão desse aspecto, ele pode, também, ter um valor adverbial.

Ora, em vez de tais construções, os enunciados poderiam ser expressos assim:  

O garoto chegou euforicamente.
As garotas chegaram euforicamente.

Um aspecto de notável relevância é que não houve a concordância antes demarcada, haja vista que na condição de advérbio ele assume uma forma invariável.

De posse dessas informações, podemos compreender bem o emprego do adjetivo no predicado verbo-nominal, haja vista que ele, mesmo não sendo constituído da terminação “-mente”, assume a posição de advérbio, como ocorreu nos exemplos anteriormente citados. A título de revê-los, temos:

O garoto chegou eufórico  → Os garotos chegaram eufóricos.  
A garota chegou eufórica  → As garotas chegaram eufóricas.

Temos assim um verbo que indica ação (chegou) + um verbo de ligação, mesmo que implícito (verbo estar) + um advérbio, o qual representa o modo como estavam a garota e o garoto.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.