Palavras de Cortesia

As palavras de cortesia representam atitudes gentis e educadas por parte do emissor

Mediante nossas relações interpessoais, as palavras de cortesia representam uma necessidade com a qual compartilhamos cotidianamente: sermos bem tratados onde quer que estejamos. Tal fato representa para nós um direito. Em contrapartida, devemos considerá-lo como um dever?  

Certamente que sim, haja vista que esse relacionamento deve ser demarcado por uma relação de reciprocidade. Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Enfim, o objetivo desse artigo é analisar os fatores linguísticos inerentes a tais expressões. Sendo assim, ocupemo-nos em analisar alguns casos:

Pedimos-lhe, por obséquio, que aguarde somente mais uns instantes.

O termo ora em destaque confere mais polidez à enunciação, tanto em se tratando da modalidade oral quanto da escrita. Nesta última, percebemos que uma característica que o demarca é o fato de ele aparecer entre vírgulas. 

Gostaríamos muito de contar com a sua ajuda na ornamentação do pátio.

O emprego do futuro do pretérito, uma vez expresso pela forma verbal “gostaríamos”, suaviza a mensagem mediante o intento expresso por alguém em solicitar a presença de um pessoa, em vez de “ordenar que ela venha, que ela participe”.

Outra forma que também se constitui de tal aspecto é representada pelo verbo querer, usado no presente do subjuntivo, transformando o que por vezes poderia parecer uma ordem num pedido elegante, harmonioso. Observe:

Prezados colaboradores, queiram comparecer à reunião, pois trataremos de assuntos importantes.

Queira dar licença, pois o barulho está atrapalhando os pacientes que precisam descansar.  

Queiram aguardar mais alguns instantes, em breve serão atendidos.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.