Sinônimos e antônimos

Sinônimos são palavras que têm significados muito parecidos entre si, enquanto antônimos são palavras que têm significados opostos entre si.
Os sinônimos são palavras com significados iguais ou semelhantes, enquanto os antônimos são palavras com significados opostos.

Sinônimos e antônimos estão relacionados com o fato de que diversas palavras podem ter entre si uma relação de sentido aproximado ou oposto. A essas relações de sentido damos o nome de sinonímia (quando o sentido é igual ou similar) e de antonímia (quando o sentido é oposto), tendo as palavras sinônimas e antônimas, respectivamente. Os sinônimos podem ser perfeitos ou imperfeitos, enquanto os antônimos podem ser binários (ou complementares), inversos ou gradativos.

Veja também: Paronímia — a relação entre palavras com estrutura semelhante e significados diferentes

Resumo sobre sinônimos e antônimos

  • Muitas palavras têm relação de sentido, podendo ser um sentido parecido ou oposto.

  • Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo).

  • Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas. Os antônimos podem ser binários/complementares (conceitos contraditórios), inversos (oposição por meio de perspectivas diferentes) ou gradativos (representam os opostos em uma escala).

Videoaula sobre sinônimos e antônimos

O que são sinônimos?

Os sinônimos são palavras que têm um significado muito aproximado entre si, podendo ser muitas vezes substituídas umas pelas outras sem mudar o sentido do enunciado.

Exemplo:

  • Eu fiquei rouco de tanto gritar.

  • Eu fiquei rouco de tanto berrar.

  • Eu fiquei rouco de tanto bradar.

Na situação acima, embora os significados de “gritar”, “berrar” e “bradar” sejam muito parecidos, há pequenas nuances de sentido.

Além disso, usar sinônimos em uma oração é uma maneira eficiente para não repetir as palavras, tornando o enunciado menos cansativo. Observe:

Exemplo:

  • A menina cantava muito bem. Era o sonho dessa garota se tornar uma cantora famosa um dia.

No exemplo acima, observe que as palavras “menina” e “garota” são sinônimas e usadas no enunciado para evitar a repetição de um desses termos.

Quais são os tipos de sinônimos?

Os sinônimos podem ser perfeitos ou imperfeitos.

→ Sinônimos perfeitos

Os sinônimos perfeitos são aqueles que apresentam um significado igual. Leia os exemplos a seguir:

sinônimos perfeitos

idoso

ancião

alfabeto

abecedário

após

depois

morrer

falecer

De certa forma, é possível substituir as palavras da primeira coluna pelos seus pares da segunda coluna sem alterar o significado. Porém, muitos gramáticos defendem que não existem sinônimos absolutamente perfeitos, ou seja, que não existem significados iguais, já que cada palavra tem um traço específico em seu significado. Por exemplo, a palavra “falecer” é mais formal e menos agressiva do que a palavra “morrer”.

→ Sinônimos imperfeitos

Os sinônimos imperfeitos são aqueles que apresentam significado semelhante, mas não exatamente igual. Podem ser conceitos mais ou menos abrangentes ou que se assemelham por meio de um aspecto específico, mas não em sua totalidade. Veja:

sinônimos imperfeitos

cidade

município

triste

cabisbaixo

sábio

inteligente

amor

paixão

Leia também: O que são os falsos sinônimos?

O que são antônimos?

Os antônimos são palavras que têm entre si uma relação de significado oposto, contrário. Veja:

Exemplo:

  • Eu estava sentindo muito calor.

  • Eu estava sentindo muito frio.

No exemplo acima, observe que as palavras “calor” e “frio” têm significado oposto entre si e mudam completamente o sentido do enunciado.

Quais são os tipos de antônimos?

Os antônimos podem ser binários (também chamados de complementares), inversos ou gradativos.

→ Antônimos binários/complementares

Os antônimos binários (ou complementares) são aqueles que têm relação de sentidos opostos que se contradizem entre si. Em outras palavras, a afirmação de um implica a negação do seu par antônimo. Veja alguns pares de palavras antônimas com essa relação binária, em que ou se tem um ou se tem o outro:

antônimos binários

igual

diferente

visível

invisível

barulhento

silencioso

racional

irracional

→ Antônimos inversos

Os antônimos inversos são aqueles que trazem uma relação de sentido oposto por meio de pontos de vista diferentes. Exemplos:

antônimos inversos

pai

filho

dentro

fora

inferior

superior

→ Antônimos gradativos

Os antônimos gradativos são aqueles que estabelecem uma relação de sentido oposto dentro de uma escala. Nesses casos, é possível haver expressões como “meio”, “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, entre outras que indiquem uma oscilação nessa escala.

antônimos gradativos

claro

escuro

vazio

cheio

alto

baixo

gordo

magro

quente

frio

Qual a diferença entre sinônimos e antônimos?

  • Sinônimos: As palavras sinônimas compartilham significados muito parecidos, podendo ser substituídas umas pelas outras no enunciado praticamente sem alterar seu sentido.

  • Antônimos: As palavras antônimas, pelo contrário, têm significados opostos, então não podem ser substituídas umas pelas outras sem alterar completamente o sentido do enunciado.

Saiba mais: Hipônimos e hiperônimos, holónimos e merónimos — o que significam?

Exercícios resolvidos sobre sinônimos e antônimos

Questão 1

Leia o enunciado abaixo:

“Ah, você chegou cedo? Eu pensei que você havia chegado tarde!”

As palavras destacadas são antônimas, representando que tipo de antonímia?

A) Binária/complementar.

B) Inversa.

C) Gradativa.

D) Perfeita.

E) Imperfeita.

Resolução:

Alternativa C

Os pares de palavra “cedo” e “tarde” representam oposição dentro de uma escala, podendo variar entre o mais cedo e o mais tarde.

Questão 2

Leia o enunciado abaixo:

“Essa semente só pode brotar embaixo da terra. E é assim que a árvore vai nascer.”

As palavras destacadas são sinônimas, representando que tipo de sinonímia?

A) Binária/complementar.

B) Inversa.

C) Gradativa.

D) Perfeita.

E) Imperfeita.

Resolução

Alternativa E

Os pares de palavra “brotar” e “nascer” são sinônimos imperfeitos, já que têm significado muito próximo, mas não exatamente igual.

Publicado por Guilherme Viana
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos