Tal qual tem plural?

Existe o plural da expressão tal qual, haja vista que seus constituintes se classificam, respectivamente, como um pronome demonstrativo e um relativo

Atentemo-nos aos seguintes enunciados:

Você considera a expressão tal qual ora denotando o sentido de uma comparação, assim como em “a garota é tal qual a mãe”? Se sim, saiba que você e um número significativo de usuários da língua assim o procedem. Assim, se se trata de uma comparação, tão logo a remetemos à classe das conjunções, invariáveis, portanto.

Entretanto, não é bem assim, haja vista que dela devemos extrair algumas considerações necessárias à efetivação de nosso intento. Dessa forma, cabe ressaltar que “qual” atua como pronome relativo, que por sinal é passível de flexão, bem como “tal”, atuando como pronome demonstrativo, também variável. Partindo de tais pressupostos, chegamos ou não a uma conclusão? É a pergunta a que vamos responder por meio de alguns exemplos, elucidados a seguir:

As garotas eram tais quais as mães
                            →                ←

Eles eram tais qual o personagem daquele filme.
                →                ←

Mariana, na fase adulta, será tal quais suas primas.
                                               →           ←

Titio era tal qual o pai dele.
             →      ←

Como afirmado anteriormente, o fato de a expressão se manifestar invariável, sobretudo em se tratando da linguagem informal, deve-se à concepção de muitos, considerando-a como uma comparação. Entretanto, como constatado por meio dos exemplos acima, ela é perfeitamente passível de flexão, a depender do contexto linguístico.

Esteja atento (a) a essas questões, principalmente em se tratando de determinadas situações comunicativas, como na linguagem escrita.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.