Whatsapp icon Whatsapp

Eles estão alertas ou alerta? – Alertando sobre as diferenças

A flexão encontra-se condicionada ao contexto
A flexão encontra-se condicionada ao contexto

Quando nos propomos ao estudo de determinados fatos linguísticos, torna-se recorrente (e sobretudo viável) retomarmos alguns conceitos preconizados pela gramática. Nesse sentido, mediante a finalidade de compreendermos acerca das características que norteiam o fato ora abordado, relembremos um pouco mais das classes de palavras.

Há nelas uma característica bastante relevante – o fato de algumas serem variáveis, tais como: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes e verbos; e outras não serem passíveis de flexão, como é o caso dos advérbios, preposições, conjunções e interjeições.

Dessa forma, em tais peculiaridades está o ápice de nossa discussão. Mas vejamos o porquê de maneira bem detalhada, baseando-nos nos exemplos abaixo descritos:

As crianças estão alertas, pois há perigo de explosão.

Nos arredores da cidade todos olhavam alerta.

Foram vários os alertas dados pela equipe de segurança do prédio.



Analisando o termo em destaque de acordo com sua classe gramatical, temos que no primeiro exemplo ele representa um adjetivo, pois confere uma característica ao substantivo crianças, concordando com esse em número. Portanto, levando-se em consideração os pressupostos acima mencionados, como se trata de um adjetivo, é variável.

No segundo enunciado constatamos que a palavra em questão tem por finalidade indicar a circunstância em que se encontra o verbo olhar (olhavam – pelo fato de estar flexionado). Assim sendo, retrata a forma como todos olhavam, ou seja, atentamente, fato que nos leva a crer que estamos diante de um advérbio – invariável, por sinal.

E, por fim, no terceiro exemplo notamos a presença de um substantivo, cujo significado se refere a aviso. Portanto, mediante suas características, é um termo passível de ser flexionado.

Em face de todos os pressupostos elucidados, o que nos permite constatar se a flexão se adequa ou não, é realmente o próprio contexto no qual o termo se encontra empregado.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Avisou que ou avisou de que?
As expressões avisou que e avisou de que caracterizam a dupla transitividade do verbo avisar.
Em vez de ou ao invés de?
Em vez de ou ao invés de? Clique aqui e entenda quando essas expressões podem ser substituídas uma pela outra e quando não podem ser confundidas.
Esta ou Está?
Confira agora como usar de modo adequado as formas esta ou está nos seus textos.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).