Governo Campos Sales

Governo Campos Sales: acordos políticos em favor dos interesses das oligarquias.

O governo de Campos Sales ficou politicamente reconhecido pelos seus esforços destinados à consolidação dos interesses políticos das grandes oligarquias cafeeiras. Entre outras ações econômicas, esse governo tentou reverter a crise inflacionária que tomava conta do Brasil com a renegociação das dívidas contraídas, principalmente, com os banqueiros ingleses. Ao mesmo tempo, o café, principal produto de nossa pauta de exportações, sofria com os baixos preços provenientes da superprodução.

Em meio tantas dificuldades, o governo Campos Sales conseguiu estabelecer um acordo econômico conhecido como funding loan. Tal medida estabelecia uma suspensão temporária do pagamento dos juros da dívida externa e oferecia um novo empréstimo de 10 milhões de libras esterlinas ao país. Caso os acordos não fossem cumpridos, os credores estrangeiros obteriam o direito de recolher a receita obtida em regiões alfandegárias, da Estrada de Ferro Central do Brasil e do abastecimento de água da capital.


Para que essa medida não fosse adotada, esse mesmo acordo estabelecia metas e políticas econômicas a serem cumpridas pelo Estado brasileiro. Entre outras medidas, o governo se comprometeria a frear o corrosivo processo inflacionário e, consequentemente, valorizar a moeda brasileira. Por isso, as autoridades da época reduziram sensivelmente os gastos públicos e contiveram o investimento em novas obras públicas.

A adoção dessa política acabou prejudicando enormemente a possibilidade de expansão das atividades industriais no país. Além disso, os salários da classe trabalhadora foram estagnados com o intuito de cumprir as metas fixadas pelo funding loan. A crise nos investimentos e na modernização do país fez com que o governo Campos Sales prestigiasse a ampliação das atividades agro-exportadoras. Oriundo dessa mesma elite agrária que predominava no país, o presidente defendeu a “vocação agrícola” do Brasil.

Dessa forma, as condições de vida nos grandes centros urbanos do país se tornaram insuportáveis. O desemprego e a falta de incentivo às atividades industriais marcaram profundamente esse mandato presidencial. Paralelamente, Campos Sales ainda foi responsável por medidas que impediram a participação de outros agentes políticos interessados com a modernização e a resolução dos graves problemas sociais que tomavam o país.

Nesse mesmo mandato, a política dos governadores começou a ser instituída como prática vigente. Por meio dessa política, o governo federal e as esferas de poder estaduais empreenderam um compromisso para que somente as figuras ligadas ao interesse das oligarquias fossem eleitas. Com isso, grande parte das divergências existentes entre as elites do país foi sanada em favor da cristalização de um mesmo grupo social nos mais importantes cargos políticos da época.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Enem
O que você precisa saber sobre o SiSU 2024
Assista ao vídeo para conferir tudo que você precisa saber sobre o SiSU 2024.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos