Torre de Babel

Torre de Babel foi um mito bíblico que narrou a construção de uma grande torre pelos homens. Esse mito era usado para explicar a variedade de idiomas e a dispersão da humanidade.
A Torre de Babel faz parte de uma narrativa encontra em “Gênesis”, na Bíblia.

A Torre de Babel é um mito narrado no livro Gênesis, da Bíblia. É considerado um mito fundador usado para explicar a origem da grande variedade de idiomas e a dispersão da humanidade pela Terra. Os historiadores afirmam que a Torre de Babel pode ter sido o Etemenanki, zigurate construído na Babilônia.

Leia mais: Código de Hamurabi — conjunto de leis que vigoraram no Império Babilônico entre 1792 e 1750

Resumo sobre Torre de Babel

  • Torre de Babel foi um mito bíblico que narrou a construção de uma torre pelos homens.

  • O objetivo da construção seria alcançar os céus e trazer fama para a cidade a fim de impedir a dispersão dos homens.

  • O mito é encontrado em Gênesis 11:1-9.

  • Os historiadores afirmam que a torre correspondia a um zigurate, e alguns alegam que pode ter se tratado do Etemenanki, construído na Babilônia.

  • Existe também um mito sumério chamado Enmerkar e o Senhor de Arata, que conta uma história parecida com a da torre.

Torre de Babel na Bíblia

A Torre de Babel foi uma construção mencionada na narrativa bíblica, mais especificamente no livro de Gênesis. Os historiadores a entendem como um mito de fundação que explicava a origem da variedade linguística e a dispersão da humanidade pela Terra.

O mito menciona que, depois do Dilúvio, narrativa bíblica sobre a destruição da civilização por um grande dilúvio enviado por Deus, um grupo de seres humanos se reuniu para construir uma cidade, e nela construiu também uma torre que alcançaria os céus. O objetivo dessa construção seria, basicamente, trazer fama para a cidade e impedir a dispersão dos seres humanos.

Durante a construção da torre, Deus teria descido para observar o que estava em andamento. Ele, então, decidiu intervir na situação, causando uma grande confusão entre os homens. Essa confusão se deu pela criação de diferentes idiomas entre as pessoas daquela cidade. Sem falar o mesmo idioma, a população interrompeu a construção da torre, e os homens, assim, espalharam-se pela Terra.

O mito da Torre de Babel pode ser encontrado em Gênesis 11:1-9. A Bíblia conta o seguinte:

  1. No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.

  2. Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.

  3. Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.

  4. Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.

  5. O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.

  6. E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.

  7. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade.

  8. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor espalhou os homens por toda a terra.|1|

Saiba mais: Assírios — povo mesopotâmico que formou o maior império na região por meio da organização e da violência

Torre de Babel na história

Alguns historiadores acreditam que a Torre de Babel pode ter sido construída na Babilônia.

A história da Torre de Babel é considerada pelos historiadores um mito, e seu estudo e interpretação nos permite entender mais da cultura hebraica e, no contexto da Torre de Babel, da cultura mesopotâmica. Assim, sua história não é entendida como fato, isto é, não é considerada verdade enquanto acontecimento histórico.

O que os historiadores podem concluir do mito é que a Torre de Babel, caso tenha existido mesmo, teria sido um zigurate. Esse tipo de construção foi desenvolvido pelos sumérios, por volta de 3000 a.C., e se tornou bastante comum em toda a Mesopotâmia. Atualmente, os historiadores têm conhecimento da existência de dezenas de zigurates.

Não se sabe exatamente a função dos zigurates, mas os historiadores sabem que eram construções de grande importância para as cidades mesopotâmicas. Acredita-se que eles tinha funções importantes na administração local e que também cumpriam importantes papéis religiosos e cosmológicos.

Alguns historiadores afirmam que os zigurates sediavam templos construídos em homenagens a diferentes deuses da Mesopotâmia, e vários deles consideram que essa construção era entendida pelos mesopotâmicos como um ponto de conexão da Terra com o céu. Entretanto, todas as hipóteses sugeridas por esses profissionais carecem de comprovação pela inexistência de maiores evidências.

No caso da Torre de Babel, existem pesquisadores que apontam que ela pode ter sido o Etemenanki (ou Etemenanqui), um zigurate construído na Babilônia, no segundo milênio a.C. Esse zigurate teria sido construído em homenagem a Marduk, um importante deus babilônico tido como o responsável pela Criação.

O nome Etemenanki é traduzido como “casa que é o alicerce do céu e da Terra”, nome esse que reforça a impressão de que os zigurates tinham um importante papel na cosmologia dos mesopotâmicos. O Etemenanki tinha cerca de 90 metros de altura e não resistiu à ação do tempo.

Na narrativa bíblica, é mencionado que o termo babel relaciona-se diretamente com a referida ação de Deus que causou confusão entre os homens. Os historiadores, por sua vez, desconhecem a origem da palavra. Entre os sumérios, existia um mito que narrava um episódio parecido com o da Torre de Babel. Nesse mito, chamado Enmerkar e o Senhor de Arata, o deus Enki mudou a língua falada pelos homens, o que causou grande confusão entre eles.

  • Videoaula sobre Mesopotâmia

Notas

|1| Bíblia Online. Gênesis 11. Para acessar, clique aqui.

Publicado por Daniel Neves Silva
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos