Primeiro e Segundo período medieval

Temos o Trovadorismo e o Humanismo como representantes do primeiro e do segundo período medieval

Permitir que você se interaja acerca dos pressupostos que norteiam a arte literária se revela como um dos principais objetivos a que nos propomos – razão pela qual resolvemos criar este espaço, totalmente reservado a você. Assim, pautamo-nos por enfatizar sobre as primeiras manifestações literárias demarcadas em solo português, as quais se fizeram vistas pelo primeiro período medieval – o Trovadorismo, e pelo segundo – manifestado pelo Humanismo.

Desse modo, interagindo melhor com tudo que aqui se encontra preparado para você, perceberá que aquela cristalizada noção de que o fazer literário oriunda de todo um contexto social, tornar-se-á ainda mais nítida, haja vista que no Trovadorismo, ocorrido em pleno regime feudal, os valores da Igreja abarcavam todas as ideias dominantes da época, razão pela qual o teocentrismo (Deus como cento do universo) prevalecia sobre os posicionamentos materializados em todos os sentidos. Dando vazão às descobertas, chegará à conclusão de que no Humanismo, ao contrário do que ocorreu na época anterior (primeiro período), a visão era voltada para uma ideia totalmente antropocêntrica (o homem como centro de todas coisas). Mas, pensando bem, deixemos a cargo seu ampliar as muitas descobertas que aqui serão realizadas, como por exemplo, a razão pela qual no primeiro período se fez presente mais a poesia, demarcada pelas cantigas líricas, bem como as satíricas, e no segundo deles, outras produções se fizeram marcantes, com é o caso da historiografia, teatro, prosa didática, entre outras de igual teor valorativo.

Como palavra de ordem neste momento, o convite se faz mais do que relevante, por isso acreditamos que razões não lhe faltam para clicar, conferir e aprimorar cada vez mais os conhecimentos referentes à arte literária, a qual demarcou tempos e tempos afora. Não deixe, pois, de aproveitar e, aproveitando, desejamos-lhe excelentes estudos!!!

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos