Whatsapp icon Whatsapp

Literatura Portuguesa

Com mais de nove séculos de tradição, a Literatura Portuguesa conta com ilustres representantes, entre eles Luís de Camões e Fernando Pessoa.
Com origem no século XII, a Literatura Portuguesa, assim como a Literatura Brasileira, foi dividida em escolas literárias
Com origem no século XII, a Literatura Portuguesa, assim como a Literatura Brasileira, foi dividida em escolas literárias

Denomina-se como Literatura Portuguesa toda produção literária escrita em língua portuguesa por escritores portugueses. Por Literatura Lusófona, compreende-se toda produção em língua portuguesa de diferentes países de cultura lusófona, entre eles o Brasil. Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa estabelecem uma enorme relação dialógica, visto que as primeiras manifestações de nossa literatura ocorreram durante o período colonial.

Para compreender a Literatura Brasileira, sua história e origens, é imprescindível conhecer as origens da Literatura Portuguesa, que influenciou e ainda influencia nossa produção literária. Com origens no século XII, a Literatura Portuguesa teve seus primeiros registros em galego-português, haja vista a integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia, região na península Ibérica que hoje pertence ao território espanhol.

Da integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia (hoje território espanhol), surgiram os primeiros registros da literatura portuguesa
Da integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia (hoje território espanhol), surgiram os primeiros registros da literatura portuguesa

Por questões didáticas, assim como na Literatura Brasileira, a Literatura Portuguesa foi dividida em escolas literárias, cujos autores relacionam-se por aproximação estilística e ideológica:

Era Medieval

Trovadorismo: Primeiro movimento literário da língua portuguesa, o Trovadorismo surgiu em um período no qual a escrita era pouco difundida, por esse motivo, os poetas transmitiam suas poesias oralmente, na maioria das vezes cantando-as. Assim sendo, os primeiros textos receberam o nome de cantigas, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer, representadas por nomes como Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.

Humanismo: Marcado pela transição do mundo medieval para o mundo moderno, o Humanismo conduziu as artes ao Renascimento cultural. Na literatura, deu-se a consolidação da prosa historiográfica, do teatro e da poesia palaciana. Seus principais representantes foram Gil Vicente e Fernão Lopes.

Era Clássica

Renascimento: Inspirado na cultura clássica greco-latina, o Renascimento foi marcado pela introdução de novos gêneros literários, entre eles os romances de cavalaria e a literatura de viagens. Luís de Camões, Sá de Miranda e Fernão Mendes Pinto estão entre seus principais representantes.

A obra épica Os lusíadas, de Luís de Camões, é considerada a principal expressão do Renascimento português
A obra épica Os lusíadas, de Luís de Camões, é considerada a principal expressão do Renascimento português

Barroco: Surgido em um período de lutas de classes sociais e de crises religiosas, o Barroco português foi marcado por uma linguagem que refletia os estados de tensão da alma humana, permeada pelo rebuscamento e por figuras de linguagem de difícil compreensão. Seus principais representantes foram o Padre Antônio Vieira, Frei Luís de Souza e Antônio José da Silva.

Neoclassicismo: Caracterizado pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos, o Neoclassicismo foi marcado também pela doutrinação estética e pela intensa criação literária. À Arcádia Lusitana, academia literária de Portugal fundada em 1756, coube a tarefa de restabelecer o equilíbrio na literatura, afastando-a dos exageros próprios do Barroco. Seus principais nomes foram Manuel Maria Barbosa du Bocage, Curvo Semedo e José Agostinho de Macedo.

Era Romântica

Romantismo: Marcado pelo subjetivismo, nostalgia, melancolia e combinação de vários gêneros literários, o Romantismo português marcou o fim do Neoclassicismo, instaurando um novo modo de expressão em Portugal e em toda a Europa. Seus principais representantes foram Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis.

Realismo e Naturalismo: Surgidos como reação ao subjetivismo e idealismo presentes na estética romântica, o Realismo e o Naturalismo português tiveram como principais representantes os escritores Antero de Quental, Cesário Verde e Eça de Queirós.

Ao lado de Antero de Quental e Cesário Verde, Eça de Queirós foi um dos principais representantes do Realismo português
Ao lado de Antero de Quental e Cesário Verde, Eça de Queirós foi um dos principais representantes do Realismo português

Simbolismo: Opondo-se à estética realista, o movimento simbolista português iniciou-se com o livro Oaristos, de Eugênio de Castro. Marcado pela idealização da infância e do campo em contraposição à decadência do espaço urbano, o Simbolismo foi representado também por Antônio Nobre e Camilo Pessanha.

Modernismo: O marco do Modernismo português foi a publicação, em 1915, da revista Orpheu, responsável por veicular uma produção literária inovadora e irreverente influenciada pelas concepções estéticas que circulavam à época em toda a Europa. Seus principais representantes foram Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.

Ao lado de Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa representou o Modernismo Português
Ao lado de Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa representou o Modernismo Português

Nos artigos apresentados logo mais abaixo, você encontrará explicações mais detalhadas sobre cada uma das escolas literárias da Literatura Portuguesa acima citadas, seus principais escritores e também curiosidades sobre a cultura lusófona. Bons estudos!

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Seções de Literatura Portuguesa

Temos o Trovadorismo e o Humanismo como representantes do primeiro e do segundo período medieval
Primeiro e Segundo período medieval
Por meio de um simples clique, certifique-se das características que demarcaram o primeiro e segundo período medieval.

Artigos de Literatura Portuguesa

Entre os heterônimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é tido como o mestre. Homem simples, despiu-se de toda a subjetividade e introspecção
Alberto Caeiro
O Guardador de Rebanhos: Clique e conheça as características de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.
Álvaro de Campos é um dos heterônimos de Fernando Pessoa e foi tido pelo próprio Pessoa como seu alter ego
Álvaro de Campos
Literatura portuguesa: Clique e conheça os aspectos da obra de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa.
Antero de Quental
Saiba quem foi o escritor Antero de Quental. Entenda a sua importância para o realismo português. Conheça as características da obra desse poeta europeu.
Classicismo
Conheça mais sobre o Classicismo: seus principais autores, suas obras e as características que marcaram esse importante movimento artístico.
Eça de Queirós
Conheça a vida, a obra e o estilo literário de Eça de Queirós, além de frases marcantes desse importante escritor português. Leia também um resumo da obra “O primo Basílio”.
Fernando Pessoa
Conheça Fernando Pessoa e seus heterônimos. Saiba quais são as características de suas obras. Leia algumas frases do autor.
Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, Alentejo, no dia 08 de dezembro de 1894. Faleceu em 1930, no dia de seu 36° aniversário
Florbela Espanca
O amor, o erotismo e o sofrimento: Clique e saiba mais sobre o universo literário de Florbela Espanca.
Fernando Pessoa foi muitos em um só: criou vários heterônimos, sendo Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos os mais conhecidos
Heterônimos de Fernando Pessoa
As várias almas de Pessoa: Clique e conheça um pouco mais sobre os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos mais importantes poetas da língua portuguesa.
José Saramago
Saiba mais sobre a vida e a obra de José Saramago: os livros que publicou, os adaptados para o cinema, as características de sua literatura e algumas frases famosas.
Trovador da lírica medieval
Literatura Portuguesa: origens
A origem da literatura e o Trovadorismo!
Luís Vaz de Camões
Conheça a vida e a obra de Luís Vaz de Camões, o mais importante escritor de língua portuguesa, autor do clássico épico Os Lusíadas.
Mário de Sá-Carneiro nasceu em Lisboa, no dia 19 de maio de 1890. Cometeu suicídio em um hotel em Nice, na França, no dia 26 de abril de 1926
Mário de Sá-Carneiro
Nos labirintos da alma de Mário de Sá-Carneiro: Clique e conheça a vida e a obra desse genial poeta português.
O Modernismo em Portugal compreende os anos de 1915 e 1974. As revistas literárias foram fundamentais para a divulgação das ideias modernistas
Modernismo em Portugal
Literatura portuguesa: Clique e conheça as diferentes gerações do Modernismo em Portugal.
A revista Orpheu foi criada por um grupo de artistas plásticos e escritores que tinha como principal objetivo divulgar a estética modernista em Portug
Orfismo
Literatura portuguesa: Clique e saiba mais sobre o Orfismo, a primeira fase do modernismo em Portugal.
Capa do livro Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga. Publicação da editora portuguesa Dom Quixote
Poemas de Miguel Torga
A poesia na moderna literatura portuguesa: Clique e conheça a vida, a obra e cinco poemas de Miguel Torga.
O Presencismo teve início no ano de 1927 e vigorou até 1940. Estão entre seus principais representantes os escritores José Régio e Miguel Torga
Presencismo
Literatura portuguesa: Clique e conheça o Presencismo, a segunda fase do modernismo português.
Romantismo em Portugal
Saiba em que contexto histórico surgiu o romantismo em Portugal. Conheça as gerações do romantismo português, e entenda suas características.
video icon
Filosofia
Democracia e Cidadania no Enem: como esse tema é cobrado?
Como está a sua preparação para o Enem? Tá difícil entender o conteúdo de Filosofia? Calma! Vou te ajudar. Democracia e cidadania é um dos temas mais recorrentes entre as questões temáticas de Filosofia no Enem. Prepare o seu material e assista ao nosso vídeo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.