Pesquisas Estatísticas

A utilização de pesquisas contribui no alicerce dos estudos estatísticos, com base nos dados colhidos podemos estabelecer e planejar as mudanças sobre determinado assunto, buscando compreender as características dos entrevistados. A coleta de dados pode ser feita utilizando vertentes diferentes, as pesquisas podem ser de opinião ou de mercado.

As pesquisas de opinião são aquelas que visam um determinado grupo de pessoas, buscando analisar estatisticamente os costumes, situação econômica, preferência política, satisfação quanto a um assunto, realidade sociocultural, opção de lazer, entre outras situações. Esse tipo de pesquisa permite que a sociedade se identifique e admita certo posicionamento em relação aos novos acontecimentos e tendências.


Em relação às pesquisas de mercado, podemos destacar a elaboração de estratégias capazes de valorizar uma marca, identificar as qualidades do concorrente e estabelecer metas de marketing. Outro objetivo importante desse tipo de pesquisa é conhecer o aspecto dos clientes e os moldes de funcionamento do mercado.

Ligadas às pesquisas de mercado, citamos as pesquisas qualitativas que exigem do entrevistado uma resposta elaborada, os conceitos são cobrados nesse segmento que busca explicações sobre a natureza de um assunto. Também relacionamos as análises de mercado às pesquisas quantitativas, por sua característica ligada a opiniões, esse tipo de entrevista é feita com o auxílio de um questionário estruturado, possuidor de perguntas claras e objetivas.

Um modelo de análise referente aos empreendedores é denominado pesquisa mercadológica, que visa manter a qualidade dos serviços prestados, garantindo bons retornos financeiros e afastando os riscos de prejuízos.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos