Origem dos presentes de Natal
A origem dos presentes de Natal é desconhecida. Os historiadores não sabem ao certo sobre ela, que pode estar relacionada com a Saturnália, festividade romana; com os Reis Magos, mencionados na Bíblia; com São Nicolau; ou com a ressignificação da celebração do Natal realizada nos Estados Unidos durante o século XVIII.
Os presentes de Natal são uma prática comum do período natalino, sendo responsável por grandes vendas para o comércio. Os presentes podem ser dados a amigos, familiares e desconhecidos, tendo como significado uma forma de demonstrar amor, solidariedade, caridade, entre outros.
Leia também: Qual é a história do Papai Noel?
Resumo sobre a origem dos presentes de Natal
-
A origem dos presentes de Natal é desconhecida, mas existem diferentes teorias relacionadas a ela.
-
Uma teoria dá uma origem pagã para a prática, que estaria ligada a Sigillaria, um costume da Saturnália.
-
Outras teorias sugerem origens cristãs, como a relação com a ação dos Reis Magos ou a relação com São Nicolau.
-
Outra teoria indica uma origem de cunho socioeconômico, com a transformação do Natal em uma festa familiar e o impulso ao comércio e às indústrias.
-
A troca de presentes é uma prática muito popular do período de Natal.
-
É responsável por um aumento significativo das vendas do comércio no fim de ano.
-
É reproduzida de diferentes maneiras pelo planeta e está presente em diversos países.
-
No Brasil, é comum que a troca de presentes se estenda durante todo o mês de dezembro.
-
A tradição estadunidense levou à consolidação da lenda de que os presentes são deixados debaixo da árvore pelo Papai Noel.
Origem e história dos presentes de Natal
O ato de presentear alguém ou de trocar presentes é uma das características e tradições mais comuns da celebração do Natal. Essa tradição, assim como muitas outras tradições natalinas, tem origens incertas, e as pesquisas sugerem algumas fontes. Uma teoria dá uma origem pagã para a prática, enquanto outras sugerem origens cristãs ou uma origem de cunho socioeconômico.
→Teorias sobre a origem dos presentes de Natal
-
A primeira teoria aponta que o costume de dar presentes no Natal foi herdado da prática de dar presentes durante a Saturnália, uma das celebrações religiosas mais tradicionais da religiosidade romana na Antiguidade. Essa celebração era realizada entre os dias 17 e 23 de dezembro, em homenagem a Saturno.
Nela se praticava o costume da Sigillaria, realizado comumente em 23 de dezembro e que se caracterizava pela troca de presentes. Muitos aproveitavam a ocasião para dar presentes cujo intuito era enganar ou assustar a pessoa que os recebesse. Havia também o costume de dar presentes a crianças, entre outros.
-
No aspecto cristão, muitos falam que a tradição de dar presentes no Natal foi originada pelos Reis Magos, mencionados no Livro de Mateus na Bíblia. O texto bíblico apresenta esses magos como sábios vindos do Oriente, sendo guiados pela estrela de Belém até o local onde Jesus nasceu. Chegando lá, presentearam Jesus com incesso, ouro e mirra.
-
Outros, por sua vez, falam que a prática de dar presentes no Natal é originada em São Nicolau, um padre católico dos séculos III e IV. São Nicolau ficou conhecido por usar a fortuna que herdou de sua família para ajudar os necessitados. Ele ajudava muitos órfãos dando presente a eles. Ficou conhecido também como a figura que deu origem ao Papai Noel na cultura popular.
-
Além disso, existem historiadores que apontam que a tradição se consolidou a partir de Nova York, na passagem do século XVIII e XIX. Isso porque o Natal era uma celebração popular que tomava as ruas da cidade, sendo marcado por algazarra e festas em que havia o consumo elevado de alimentos e bebidas alcoólicas.
A elite da cidade deu início a um processo de modificação da celebração, fazendo com que ela deixasse de ser pública e popular para tornar-se uma celebração caseira e privada. Para isso, o hábito de dar presentes a crianças foi um dos meios para incentivar essa nova faceta do Natal. Além disso, o hábito de comprar presentes atendia aos interesses do comércio e da indústria, que estavam se desenvolvendo na época.
Qual o significado dos presentes de Natal?
Os presentes de Natal simbolizam o amor ao próximo, a solidariedade, a caridade. Isso porque a ideia nesse período era a de que aqueles que têm muito compartilhem com os que têm pouco. Além disso, os presentes são uma forma de demonstrar carinho, apreço por uma pessoa querida, que é presenteada.
Troca de presentes de Natal
→ Troca de presentes de Natal no Brasil
No Brasil, a troca de presentes é uma tradição consolidada do período natalino. O comércio é aquecido nesse período justamente porque as pessoas compram presentes para seus amigos e familiares. Não existe um momento certo pra dar o presente na cultura brasileira, que pode ser entregue tanto no dia 25 como um pouco antes.
Muitas famílias, amigos e colegas de trabalho optam por uma brincadeira chamada amigo-secreto, cujo intuito é dar um presente para uma pessoa específica. Um sorteio define quem vai presentear quem, e essa brincadeira é realizada para que haja essa distribuição de presentes de uma maneira coletiva e descontraída.
O Natal também é um período em que as ações de caridade aumentam bastante, uma vez que muitas pessoas se engajam em dar presentes para crianças carentes. Uma prática comum é a adoção da cartinha. Uma pessoa escolhe uma carta em que uma criança escreve o presente que quer ganhar. O presente é entregue aos Correios, que se encarrega de transportá-lo até a criança indicada.
→ Troca de presentes de Natal no mundo
Fora do Brasil, a tradição de Natal relacionada aos presentes mais popular é a dos Estados Unidos, em cuja tradição os presentes são colocados ao lado da árvore de Natal e abertos na manhã de Natal ou logo depois da meia-noite. A tradição estadunidense consolidou a lenda de que os presentes colocados aos pés da árvore de Natal foram ali deixados pelo Papai Noel.
Além disso, a prática de dar presentes no período natalino está presente em países como Inglaterra, França, Alemanha, Equador, Argentina, Peru, Colômbia, Zâmbia, Nigéria, Zimbábue, entre outros.
Veja também: Qual é a origem da Árvore de Natal?
Símbolos natalinos
Entre os símbolos natalinos mais populares, estão: a Árvore de Natal, o Papai Noel, a guirlanda, a ceia de Véspera de Natal, o panetone, o Presépio, a Estrela de Belém, os Reis Magos e, evidentemente, Jesus Cristo, afinal, o Natal é uma celebração que comemora o nascimento d’Ele.
Fontes
CAMILO JÚNIOR, Padre Luiz. Qual o sentido religioso de dar presentes no Natal? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/qual-o-sentido-religioso-de-dar-presentes-no-natal.
HACZEK, Ángela Reyes. Árvore de Natal e presentes: saiba de onde vêm essas tradições natalinas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/arvore-de-natal-saiba-de-onde-vem-essa-tradicao-natalina/.
MCQUEEN, Brit. Holiday gift-giving customs around the World. Disponível em: https://www.westernunion.com/blog/en/holiday-gift-giving-customs-around-the-world/.
RINGEL, Paul. Why childre get gifts on Christmas: a history. Disponível em: https://www.theatlantic.com/business/archive/2015/12/why-people-give-christmas-gifts/421908/.