Whatsapp icon Whatsapp

Presépio

O Presépio é um artigo de decoração natalino que simula o nascimento de Jesus Cristo. É uma tradição do Natal que foi criada por São Francisco de Assis no século XIII.
O Presépio simula a cena do nascimento de Jesus Cristo.
O Presépio simula a cena do nascimento de Jesus Cristo.

O Presépio é um item de decoração natalino que simula o nascimento de Jesus Cristo, que aconteceu em um estábulo, em Belém. É uma tradição que se estabeleceu no século XIII a partir de São Francisco de Assis, espalhando-se mundo afora. A Igreja Católica recomenda sua montagem no primeiro domingo do Advento e sua desmontagem em 6 de janeiro.

É uma tradição bastante popular nos países cristãos, e sua montagem acontece em locais públicos, como praças, shoppings center, igrejas, entre outros, mas também em residências. Pode ser construído em diversos tamanhos, como em miniatura e em tamanho real. Acredita-se que a prática tenha chegado aqui durante a colonização.

Leia também: 30 coisas sobre o Natal que você precisa saber

Resumo sobre Presépio

  • O Presépio é um item de decoração natalino que simula o local de nascimento de Jesus Cristo.

  • É montado durante o período natalino, especificamente entre o primeiro domingo de Advento e o dia 6 de janeiro.

  • Possui uma série de personagens, como Jesus, Maria, José, os Reis Magos, anjos etc.

  • Sua criação é atribuída a São Francisco de Assis, frade que fez o primeiro Presépio, em 1223.

  • Acredita-se que a tradição tenha sido trazida ao Brasil durante a colonização.

O que é um Presépio?

O Presépio é uma decoração de Natal que simula o local onde Jesus Cristo nasceu. Pode ser reproduzido em todos os tamanhos, tanto em miniatura quanto em tamanho real. É uma tradição cristã consolidada no período natalino, sendo um trabalho de arte que procura retratar o nascimento de Jesus em Belém.

Enquanto tradição cristã, o Presépio costuma ser construído nas casas e demais lugares, como praças e igrejas, à medida que o Natal se aproxima. Alguns de seus elementos são tradicionais, mas cada Presépio pode ser montado de um jeito específico.

A Igreja Católica orienta que o Presépio seja montado no primeiro domingo de Advento e seja desmontado no dia 6 de janeiro, data que encerra o período natalino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o significado do Presépio?

O Presépio é uma tradição que representa a importância da celebração do Natal para os cristãos. Celebra o nascimento de Jesus Cristo, sendo um lembrete para os cristãos de que Jesus foi enviado à Terra para pagar os pecados da humanidade.

Além disso, o Presépio reforça valores importantes aos cristãos, como a humildade, pois Cristo, o filho de Deus, veio à Terra como um homem comum, filho de um carpinteiro e nascido em um estábulo.

Veja também: E o Papai Noel, como surgiu esse personagem?

Quais são os personagens do Presépio?

O anjo, os animais, os Reis Magos, Virgem Maria, José e o Menino Jesus na manjedoura são figuras tradicionais do Presépio.
O anjo, os animais, os Reis Magos, Virgem Maria, José e o Menino Jesus na manjedoura são figuras tradicionais do Presépio.

Um Presépio possui diferentes elementos e personagens. Ele reproduz o nascimento de Jesus em um estábulo em Belém e possui estes personagens:

  • Menino Jesus: filho de Deus que desceu à Terra para salvar a humanidade de seus pecados.

  • Virgem Maria: mãe de Jesus, engravidou do filho de Deus ainda virgem.

  • José: pai adotivo de Jesus e quem recebeu as revelações para fugir para o Egito para garantir a segurança de Jesus. Cuidou dele como se fosse seu próprio filho.

  • Anjo: representação do anjo Gabriel, aquele que revelou a Maria que ela daria à luz o filho de Deus.

  • Reis Magos: os Três Magos que vieram do Oriente para visitar, prestar culto e presentear Jesus. Foram trazidos pela Estrela de Belém.

  • Animais: estavam no estábulo quando Jesus nasceu e são representados de forma a sugerir que até os animais entendiam a divindade de Jesus.

  • Pastores: representam o acolhimento de Jesus a todos, até aos pastores, uma das classes sociais mais humildes da região.

  • a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até Jesus.Estrela:

  • Manjedoura: símbolo da humildade de Jesus, que, filho de Deus, veio à Terra como um homem simples e pobre.

Presépio no Brasil

Pelo fato de o Brasil ser um país de tradição cristã, o ato de montar um Presépio é bastante comum no país. Como mencionado, o costume de montá-lo pode ser realizado de maneira privada, com as pessoas usando modelos em miniatura para decoração interna. No caso de locais públicos, costuma-se montá-lo em tamanho real.

No Brasil, um dos presépios mais famosos está localizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Lá fica o Presépio do Pipiripau, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1984. Esse Presépio começou a ser montado em 1906, por Raimundo Machado. É formado por 586 imagens móveis, que retratam detalhes da vida e morte de Jesus.

Presépio de Pipiripau, em Belo Horizonte.
O Presépio do Pipiripau, em Belo Horizonte, reproduz diferentes cenas sobre a vida e morte de Jesus Cristo.[1]

O Brasil também já registrou um Presépio itinerante formado com peças móveis e que tradicionalmente era montado no Rio de Janeiro. Até mesmo um Presépio flutuante já foi idealizado aqui. Este foi construído em uma embarcação que visitou comunidades ribeirinhas em Manaus, no Amazonas.

Presépio no mundo

Fora do Brasil, o Presépio também é encontrado em países com maioria de população cristã. O costume, como veremos, surgiu na Itália e se espalhou por outros países, como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Argentina, México, Austrália, entre outros. Segundo o Livro dos Recordes, o maior Presépio que já foi montado na história esteve em Alicante, na Espanha, em 2020. Todo ele tinha um comprimento de quase 55 metros.

Maior Presépio do mundo, em alicante, na Espanha.
Em 2020, o Presépio montado em Alicante, na Espanha, entrou para o Guiness World Records.[2]

Além disso, na Austrália é comum que o Presépio contenha animais típicos de lá, como o canguru. Em Melbourne, há uma igreja que realiza uma missa, no sábado à noite, para inaugurar seu tradicional Presépio. A popularidade desse item na tradição católica é tão grande que, todos os anos, o Vaticano expõe, na Praça de São Pedro, presépios de diferentes partes do planeta.

Saiba mais: Árvore de Natal — outro símbolo dessa celebração

Como surgiu o Presépio?

Os historiadores apontam que a prática de retratar o nascimento de Jesus era relativamente comum no período romano, sendo encontrado em muitas tumbas do período. A representação na forma de Presépio, no entanto, remonta ao século XII e a um frade católico: São Francisco de Assis.

A tradição católica fala que, em 1223, São Francisco de Assis estava passando o Natal em Greccio, perto de Roma. Ele aproveitou a viagem para pregar às pessoas e contar a história do nascimento de Jesus Cristo. Como seu público era formado de camponeses iletrados, ele decidiu construir o cenário do nascimento de Cristo para facilitar a assimilação da história.

Ele pediu autorização para as autoridades da Igreja, iniciando a construção do Presépio quando a obteve. A partir disso, o ato de construir esse símbolo se consolidou e se espalhou pelos locais de tradição cristã. A tradição de construir o Presépio chegou ao Brasil no período da colonização. Alguns pesquisadores falam que a tradição foi inserida aqui pelos jesuítas, no século XVI, mas outros apontam que a prática só foi introduzida no Brasil no século XVII.

Curiosidades sobre o Presépio

  • A gruta em que São Francisco de Assis construiu o primeiro Presépio tornou-se local de peregrinação de fiéis.

  • A consolidação da tradição do Presépio se deu por meio de padres franciscanos.

  • A primeira empresa fabricante de presépios surgiu em Paris, no século XV.

Créditos das imagens

[1] Deni Williams/ Shutterstock

[2] Nuria De Francisco/ Shutterstock

FONTES

CANÇÃO NOVA. Conheça a história e o significado do presépio. Canção Nova, 23 dez. 2014. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/conheca-a-historia-e-o-significado-do-presepio/

FILZ, Gretchen. The Story of St. Francis of Assisi and the First Nativity Scene, as told by St. Bonaventure. The Catholic Company, 20 dez. 2016. Disponível em: https://www.catholiccompany.com/magazine/story-francis-assisi-first-navity-scene-5955

LAFRAIA, Lorena. Presépio: conheça a história e o significado de cada personagem. Gazeta do Povo, 17 dez. 2021. Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br/comportamento/presepio-conheca-a-historia-e-o-significado-de-cada-personagem/

PLENARINHO. Presépio: conheça a história dessa tradição de Natal. Plenarinho - Empresa Brasil de Comunicações, 23 dez. 2015. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/12/presepio-conheca-historia-dessa-tradicao-de-natal

THOMAN, Bret. Porque a história do presépio está ligada a São Francisco de Assis. Aleteia, 16 dez. 2020. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2020/12/16/por-que-a-historia-do-presepio-esta-ligada-a-sao-francisco-de-assis/

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

25 de dezembro – Dia de Natal
Fique sabendo por que o dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro e entenda como a tradição cristã assimilou elementos das culturas pagãs ao longo de sua história.
Biscoito de Natal
Biscoitos que podem ser usados para presentear uma pessoa querida. Veja a receita!
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Reis magos
Clique e saiba mais sobre os reis magos. Saiba o que a Bíblia diz sobre eles e o que os historiadores conseguiram descobrir sobre as origens e os nomes dos reis magos.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).