Whatsapp icon Whatsapp

História do Papai Noel

 O Papai Noel é uma figura natalina muito conhecida por se locomover em um trenó puxado por renas. Ele visita casas na véspera do Natal para deixar presentes para as crianças bem-comportadas. Essa figura natalina tem sua origem ligada com São Nicolau, bispo cristão da Idade Antiga, mas as tradições natalinas também possuem elementos da cultura pagã.

Acesse também: Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

Qual a origem do Papai Noel?

O Papai Noel é originário de uma figura que habitava uma região que atualmente faz parte do território da Turquia. Estamos falando de São Nicolau de Mira, conhecido também como Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que morou na Ásia Menor entre os séculos III e IV d.C. Esse bispo ficou muito conhecido por sua generosidade e obras de caridade.

O Papai Noel está relacionado com São Nicolau, bispo grego que habitou a Ásia Menor nos séculos III e IV d.C. e ficou conhecido por suas obras de caridade.[1]
O Papai Noel está relacionado com São Nicolau, bispo grego que habitou a Ásia Menor nos séculos III e IV d.C. e ficou conhecido por suas obras de caridade.[1]

Conta-se que Nicolau era filho de uma família grega cristã muito rica. Ele teria ficado órfão muito cedo e então decidiu usar a riqueza que ele herdou para ajudar as pessoas mais necessitadas. Uma das histórias mais conhecidas de São Nicolau envolve um homem pobre e suas três filhas.

Esse homem não tinha condições de fornecer um dote para que suas filhas se casassem. Sem um casamento, essas garotas, provavelmente, seriam obrigadas a se prostituir para sobreviver. Para evitar que isso acontecesse, São Nicolau decidiu doar os valores dos dotes para que as três garotas pudessem se casar.

Os presentes de São Nicolau para as três filhas foram dados secretamente e possibilitou que todas elas se casassem. Ele deixou um dote por vez na casa desse homem pobre e, na terceira vez que compareceu, ele foi descoberto pelo pai das garotas, que o agradeceu pela boa obra.

São Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica (e pela Ortodoxa também) pelas suas boas obras e pelos milagres que foram atribuídos a ele. Ele é o patrono da Grécia e Rússia, bem como dos marinheiros, pescadores, etc. A imagem dele é a de um homem idoso, com roupas vermelhas e uma grande barba branca. É uma imagem semelhante à do Papai Noel moderno.

Acesse também: Quando surgiu a Árvore de Natal?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Influências pagãs

Na tradição cristã, o Papai Noel é atribuído a São Nicolau, mas, em tradições pagãs do norte da Europa, a figura do Papai Noel tem forte relação com Odin, um dos principais deuses da mitologia nórdica. Para os nórdicos, Odin era o responsável por distribuir presentes durante o Yule, um festival que acontecia no solstício de inverno.

Uma das práticas no norte da Europa era a de colocar botas próximo de chaminés para que Odin deixasse um presente dentro delas para as crianças. Essa prática permaneceu em países germânicos, mesmo depois de serem cristianizados. A modernização da prática natalina no Hemisfério Norte transformou as botas em meias.

No mito nórdico, Odin cavalgava pelos céus no Sleipnir, o seu cavalo de oito patas. Já no mito moderno, o Papai Noel voa pelos céus no seu trenó puxado por renas. Odin também era representado como um idoso de barbas brancas. Além disso, a associação de Odin e São Nicolau tem relação com a proximidade das celebrações pagãs e cristãs. O Yule era comemorado por volta do dia 21 de dezembro, e o Natal cristão era celebrado no dia 25 de dezembro.

Muitos levantam a hipótese de que essa proximidade das duas celebrações tem relação com o processo de cristianização que as culturas pagãs sofreram na Europa e o processo de aculturação que elas sofreram do cristianismo.

Acesse também: Quem eram os reis magos?

Como a crença no Papai Noel chegou à América?

Sabemos que a imagem moderna do Papai Noel foi popularizada mundialmente pelos Estados Unidos e pela modernização do mito nesse país. A história do Papai Noel alcançou os EUA por meio de imigrantes holandeses que foram para lá no final do século XVIII. Relatos da época contam que esses imigrantes teriam se juntado para celebrar Sinterklaas, figura que correspondia a São Nicolau.

A imagem moderna do Papai Noel se consolidou a partir de um poema do século XIX e de uma peça publicitária da Coca-Cola na década de 1920.
A imagem moderna do Papai Noel se consolidou a partir de um poema do século XIX e de uma peça publicitária da Coca-Cola na década de 1920.

No século seguinte, a imagem de São Nicolau como Papai Noel ganhou força, principalmente por conta de um poema publicado em 1823 por Clement Clarke Moore. Esse poema ficou conhecido como A Visit from Saint Nicholas (“Uma visita de São Nicolau”, em tradução livre). A partir daí, a imagem moderna do Papai Noel ganhou força nos Estados Unidos.

A imagem atual que se consolidou dessa figura natalina é uma atribuição da Coca-Cola, marca de refrigerantes mundialmente conhecida. Nas décadas de 1920 e 1930, essa marca realizou propagandas apresentando o Papai Noel na figura de um idoso barrigudo que usa roupa vermelha e tem uma grande barba branca. A imagem se tornou famosa e está presente até hoje nas comemorações natalinas.

Créditos da imagem

[1] Marian C e Shutterstock 

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

25 de dezembro – Dia de Natal
Fique sabendo por que o dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro e entenda como a tradição cristã assimilou elementos das culturas pagãs ao longo de sua história.
Black Friday
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre a Black Friday. Entenda o que representa e veja as teorias que explicam a origem do termo.
O Dia de São Cosme e Damião é celebrado no catolicismo em 26 de setembro e nas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro.
Dia de São Cosme e Damião
Clique para saber mais detalhes sobre o Dia de São Cosme e Damião. Entenda a história desses dois santos católicos e sua relação com as religiões de matriz africana.
O Natal é uma das principais comemorações da tradição cristã, que celebra o nascimento de Cristo em 25 de dezembro.
História do Natal
Clique para conhecer a história do Natal. Entenda do que se trata essa importante festa cristã e conheça as origens históricas dessa comemoração e suas associações com festividades do paganismo. Veja também como o 25 de dezembro consagrou-se como a data do nascimento de Cristo.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Imagem com a representação em madeira de um deus nórdico (supostamente Odin)
Mitologia nórdica
Saiba mais sobre a mitologia nórdica e conheça também suas principais fontes de registros e os deuses das crenças dos vikings.
A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Panetone e decorações de Natal
Panetone
A origem do panetone e as diversas receitas modernas.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
Reis magos
Clique e saiba mais sobre os reis magos. Saiba o que a Bíblia diz sobre eles e o que os historiadores conseguiram descobrir sobre as origens e os nomes dos reis magos.
video icon
Geografia
Êxodo rural
Assista à nossa aula e descubra o que é o êxodo rural. Conheça as causas e consequências desse fenômeno mundial. Entenda o processo de êxodo rural no Brasil e os efeitos desse movimento na sociedade e no espaço geográfico brasileiros.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!