Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Natal
  3. Missa do Galo

Missa do Galo

A Missa do Galo é uma tradição muito antiga da Igreja Católica e consiste basicamente em uma celebração que é realizada à meia-noite na véspera de Natal, isto é, na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. É uma cerimônia que celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que, de acordo com a tradição católica, aconteceu em 25 de dezembro.

A principal Missa do Galo é realizada na Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, e é conduzida pelo próprio papa, por isso costuma ser televisionada para milhões de pessoas em todo o mundo. Outras missas do tipo são realizadas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.

Acesse também: Corpus Christi – a celebração em homenagem a um sacramento do catolicismo

Por que essa celebração é chamada de Missa de Galo

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebe milhares de pessoas para assistirem à Missa do Galo.
A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebe milhares de pessoas para assistirem à Missa do Galo.

Infelizmente, essa é uma pergunta sem resposta clara. Os historiadores não sabem dizer por que chamamos a missa de véspera de Natal de “Missa do Galo”. No entanto, existem uma série de teorias que tentam responder a essa pergunta. O termo só é utilizado nos países que falam português e espanhol. Em outros idiomas, como o inglês, o alemão e o italiano, a Missa do Galo é conhecida genericamente como “Missa da Meia-noite”.

Uma das teorias que se objetiva explicar a origem do termo diz que, durante o nascimento de Jesus, um galo cantou e isso foi interpretado como um sinal, revelando a anunciação de Jesus Cristo. Outra teoria aponta para o fato de que na região de Toledo, região central da Espanha, era comum que camponeses matassem galos quando o sinal da Igreja que anunciava o Natal soasse. Nessa teoria, o galo era sacrificado, levado à igreja e sua carne distribuída aos necessitados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda há a teoria relacionada à região da Península Ibérica, a qual narra que camponeses de Portugal e Espanha tinham como costume levar galos para a missa de Natal. Outras teorias dizem que o nome deriva do fato de que peregrinos que iam até Belém, na época do Natal, chegavam na cidade na hora em que o galo cantava.

A última e uma das mais famosas teorias sugere que a missa leva esse nome por causa de uma fala de seu criador, o papa Sisto III. Diz-se que ele anunciou a criação de uma missa para celebrar o nascimento de Jesus “na hora em que o galo cantasse”. Todas essas teorias carecem de evidências.

Acesse também: Páscoa Cristã - a principal celebração do cristianismo

Quem foi o criador dessa missa?

Acredita-se que o criador da Missa do Galo tenha sido o já mencionado papa Sisto III, em algum momento do século V. Alguns dizem que São Telesfóro, em 143, foi o criador dessa missa, porém essa última hipótese é mais difícil de se acreditar, uma vez que no século II, até onde se sabe, não existia comemoração do Natal no calendário dos cristãos.

Publicado por: Daniel Neves Silva
Assuntos relacionados
A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
O Natal é uma das principais comemorações da tradição cristã, que celebra o nascimento de Cristo em 25 de dezembro.
História do Natal
Clique para conhecer a história do Natal. Entenda do que se trata essa importante festa cristã e conheça as origens históricas dessa comemoração e suas associações com festividades do paganismo. Veja também como o 25 de dezembro consagrou-se como a data do nascimento de Cristo.
Panetone e decorações de Natal
Panetone
A origem do panetone e as diversas receitas modernas.
Na data de Corpus Christi, celebra-se o sacramento da eucaristia. Essa comemoração surgiu no século XIII
Corpus Christi
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre uma tradicional festa que faz parte do calendário do catolicismo. Neste texto entenderemos do que se trata a data de Corpus Christi, isto é, o que a data celebra, e entenderemos a origem dessa festa que foi criada no século XIII.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
Os primeiros presentes de natal foram ofertados pelos reis magos
Os Presentes de Natal e sua Origem
A história dos primeiros presentes de natal comparada ao mundo moderno.