Óxidos anfóteros
Os óxidos anfóteros são óxidos que em determinados momentos comportam-se como óxidos ácidos e, em outros, como óxidos básicos.
Os óxidos ácidos são aqueles que reagem com uma base e geram água e um sal. Por outro lado, os óxidos básicos são aqueles que reagem com um ácido, produzindo sal e água.
Os óxidos anfóteros só reagem com ácidos ou bases fortes. Veja um exemplo: o alvaiade, um pó branco usado pelos palhaços para deixar o rosto bem branco, é o óxido de zinco, um óxido anfótero. Ele também atua como protetor da pele, evitando queimaduras solares e assaduras.
Abaixo temos a sua reação com um ácido forte e com uma base forte:
Óxido de zinco + ácido forte → age como um óxido básico:
ZnO(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2O(l)
Óxido de zinco + base forte → age como um óxido ácido:
ZnO(s) + 2NaOH(aq) → Na2ZnO2(aq) + H2O(l)
Observe que nos dois casos ele reagiu produzindo um sal e a água.
Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3, As2O5, Sb2O3, Sb2O3).
Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média.
É interessante notar que os óxidos em que seu metal possui Nox mais baixo são básicos. À medida que esse Nox vai crescendo, eles tornam-se anfóteros, e os que possuem o Nox maior são ácidos.