Óxidos anfóteros

O óxido de zinco é um óxido anfótero conhecido como alvaiade, sendo usado na pintura do rosto dos palhaços de circo

Os óxidos anfóteros são óxidos que em determinados momentos comportam-se como óxidos ácidos e, em outros, como óxidos básicos.

Os óxidos ácidos são aqueles que reagem com uma base e geram água e um sal. Por outro lado, os óxidos básicos são aqueles que reagem com um ácido, produzindo sal e água.

Os óxidos anfóteros só reagem com ácidos ou bases fortes. Veja um exemplo: o alvaiade, um pó branco usado pelos palhaços para deixar o rosto bem branco, é o óxido de zinco, um óxido anfótero. Ele também atua como protetor da pele, evitando queimaduras solares e assaduras.

Abaixo temos a sua reação com um ácido forte e com uma base forte:

Óxido de zinco + ácido forte → age como um óxido básico:

ZnO(s)     +   H2SO4(aq)  →  ZnSO4(aq)  +   H2O(l)

Óxido de zinco + base forte → age como um óxido ácido:

ZnO(s)     +  2NaOH(aq)  →  Na2ZnO2(aq)  +   H2O(l)

Observe que nos dois casos ele reagiu produzindo um sal e a água.

Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3,  As2O5, Sb2O3, Sb2O3).

Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média. 

É interessante notar que os óxidos em que seu metal possui Nox mais baixo são básicos. À medida que esse Nox vai crescendo, eles tornam-se anfóteros, e os que possuem o Nox maior são ácidos.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.