Aerossol: um tipo de coloide

O aerossol, um tipo de coloide, pode ser líquido, como a neblina, ou sólido, como a poeira.
O efeito Tyndall ocorre em neblinas, que são um tipo de aerossol

Os coloides, também denominados suspensões coloidais, são dispersões nas quais o diâmetro de suas partículas dispersas está entre 1,0 nm e 1000 nm e, por essa razão, possuem características intermediárias entre os compostos homogêneos e heterogêneos. Suas partículas não podem ser vistas a olho nu, mas dispersam luz porque são grandes o suficiente para tal.

Existem vários tipos de coloides característicos de processos importantes em nosso dia a dia. Eles são diferenciados de acordo com as fases dispersas, que podem estar nos estados sólido, líquido ou gasoso.

Neste texto falaremos sobre um tipo de coloide no qual a fase dispersa está no estado gasoso – o aerossol.

Os aerossóis podem ser sólidos (quando partículas sólidas estão dispersas em um gás) ou líquidos (quando um líquido está disperso em um gás). Vejamos exemplos de aerossóis abaixo:

Aerossóis líquidos:

  • Nevoeiros e neblinas: de modo geral, são o resultado da condensação de vapor-d’água que, sob a forma de gotículas, fica suspenso na atmosfera, quase sempre junto à superfície terrestre. Nesse caso, temos um aerossol líquido no qual o meio de dispersão é um gás, o ar; e a fase dispersa é um líquido, a água. No entanto, existem nevoeiros resultantes da dispersão de outros materiais que não são os vapores-d’água. Principalmente nos grandes centros urbanos, há nevoeiros constituídos por um enorme número de substâncias gasosas, sólidas e líquidas que resultam das atividades humanas e interagem entre si;
  • Desodorantes e outros produtos domésticos na forma de spray: no spray, o componente ativo é disperso no ar;
  • Nuvem: constituída de água e ar;

Aerossóis sólidos:

  • Fumaça: é constituída de partículas sólidas dispersas no ar;
  • Poeira: os grãos de poeira normalmente apresentam diâmetro superior a 1000 nm. Eles se apresentam em suspensão e tendem a sedimentar e a se depositar sobre os objetos. Entretanto, há no ar alguns grãos de poeira de dimensões coloidais que nunca sedimentam. Esse tipo de coloide é um aerossol sólido. 

O Efeito Tyndall, ou seja, a dispersão da luz pelas partículas coloidais, é mais comumente visto na neblina citada acima e na poeira. É possível, por exemplo, ver o rastro luminoso provocado pela dispersão da luz do sol nas suas partículas coloidais.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!