Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Equilíbrio Químico
  5. Indicadores ácido-base naturais

Indicadores ácido-base naturais

Existem vários indicadores naturais usados para identificar as soluções ácidas e básicas, tais como as antocianinas presentes nas folhas do repolho roxo.

Conforme explicado no texto Indicadores ácido-base, um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila.

Mas, na natureza, também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais e que funcionam como indicadores ácido-base. O mais conhecido é o extrato de repolho roxo, em que basta você bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador, filtrar e, pronto, você tem um ótimo indicador natural. Se você usar menos água para a mesma quantidade de repolho, obterá um indicador mais concentrado e de coloração mais intensa. Além disso, é bom guardá-lo em geladeira ou no congelador, porque ele se decompõe muito rápido.

Em água (pH neutro = 7), ele tem coloração roxa, mas conforme a imagem abaixo mostra, ele muda de vermelho em solução ácida para púrpura e depois verde, quando em solução básica. No caso da solução ser fortemente ácida, ele torna-se amarelo:

Soluções contendo extrato de repolho roxo funcionando como indicadores de pH
Soluções contendo extrato de repolho roxo funcionando como indicadores de pH*

As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas. Esse indicador está presente na seiva de muitos vegetais, tais como uvas, jabuticabas, amoras, beterrabas, bem como em folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As antocianinas são responsáveis pela coloração rosa, laranja, vermelha, violeta e azul da maioria das flores.

Um fator interessante é que a cor das pétalas de muitas flores pode variar de acordo com a acidez do solo. Um exemplo é a hortênsia, que, em solo ácido, produz flores azuis (quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará), já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa. Você poderá se inteirar mais sobre isso lendo o texto Acidez do solo.

O tronco e as folhas de certas nogueiras também possuem outro tipo de substância que serve como indicador ácido-base natural, que é a esculina. Porém, para observar a atuação dessa substância como indicador, é preciso iluminar com uma luz ultravioleta.

Das raízes da planta Curcuma-longa (da família do gengibre) pode ser extraído outro tipo de indicador natural, a curcumina.

Até mesmo em insetos é possível encontrar indicadores, como ocorre no caso da cochilina, produzida por meio dos corpos secos das fêmeas dos insetos que são chamadas por esse mesmo nome. No entanto, isso não é indicado porque são necessários 70 000 insetos desses para preparar apenas meio quilo do indicador.

 

* Crédito da imagem: Autor: Supermartl / Retirada de: Wikimedia Comons

As folhas do repolho roxo contêm a antocianina, um indicador ácido-base natural
As folhas do repolho roxo contêm a antocianina, um indicador ácido-base natural
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Os diferentes modos de troca de calor originam vários tipos de entalpia
Tipos de Entalpia
Entre os tipos principais de entalpia, estão: de mudança de estado físico, de neutralização, de formação, de combustão e de solução.
O efeito Tyndall ocorre em neblinas, que são um tipo de aerossol
Aerossol: um tipo de coloide
Entenda o que caracteriza o aerossol como um tipo de coloide e veja exemplos de aerossóis líquidos e sólidos.
Medição de pH de solução em laboratório com o uso de uma tira de indicador universal
Conceito de pH e pOH
Entenda o que é pH e pOH, como eles podem ser calculados e determinados para cada solução e como eles indicam se o meio é ácido ou básico.
Formação de chuva ácida: ácido sulfúrico diluído.
Química da chuva ácida
Venha conhecer os elementos químicos envolvidos na formação da chuva ácida.
Classificação das soluções
Classificação das soluções, Estado de agregação, Natureza das partículas dispersas, Solução Sólida, Solução Líquida, Solução Gasosa, Solução diluída, Solução concentrada, Solução saturada, Solução supersaturada, Solução molecular, Solução iônica, Solução aquosa de cloreto de sódio.