Cinética Química

A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para acelerar seu cozimento.

As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:

Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.

Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Um exemplo é quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído.

Luz: Algumas reações químicas se processam com maior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros.

Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação. Este fato ocorre porque permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rápido. Um catalisador possui a propriedade de acelerar a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, porém, num período de menor tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A velocidade das reações é um fator importante a ser estudado
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
O soro fisiológico deve ser isotónico em relação ao sangue, ou seja, ambos devem possuir a mesma pressão osmótica
Pressão Osmótica
Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.
O efeito Tyndall ocorre em neblinas, que são um tipo de aerossol
Aerossol: um tipo de coloide
Entenda o que caracteriza o aerossol como um tipo de coloide e veja exemplos de aerossóis líquidos e sólidos.
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.
Os conservantes mais comuns usados em cosméticos são os parabenos, como o propilparabeno mostrado acima
Inibidores e venenos de catalisador
Entenda qual é a ação dos inibidores e dos venenos de catalisadores ou anticatalisadores, muito presentes em reações feitas nas indústrias.
A pressão exercida pelo peso sobre os gases afeta a velocidade da reação química entre eles
Influência da pressão na velocidade das reações
Veja qual é a influência da pressão na velocidade das reações químicas que envolvem gases.
A queima do carvão exemplifica uma reação elementar
Expressão da velocidade de uma reação química
Conheça todas as regras utilizadas para a determinação da expressão da velocidade de uma reação química.
A fotossíntese é um exemplo de reação de oxidorredução muito importante
Oxidorredução
Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
O estudo da velocidade das reações se baseia na análise gráfica
Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
Os relâmpagos fornecem a energia de ativação necessária para que ocorra a reação entre os gases oxigênio e nitrogênio na atmosfera
Energia de Ativação e Complexo Ativado
Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.
Mistura entre soluções com o mesmo solvente (água) e solutos diferentes
Mistura de soluções com solutos diferentes
Aprenda a calcular a concentração de uma mistura de soluções com solutos diferentes que não reagem entre si e a concentração dos íons formados.