Análise Cromatográfica ou Cromatografia
A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes na mistura terem diferentes propriedades e composições, assim, a interação delas com as duas fases imiscíveis (fase estacionária e fase móvel) será diferente também. Ou seja, a velocidade com que uma migra será maior e de outra, será menor.
Estas duas fases mencionadas são caracterizadas da seguinte forma:
- Fase estacionária: fase fixa onde a substância que está sendo separada ou identificada fixa-se na superfície de outro material. Por exemplo, um papel de filtro.
- Fase móvel: nesta fase as substâncias que queremos isolar são “arrastadas” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. Por exemplo, vapor do álcool Etílico.
Visto ser uma técnica bastante versátil e de grande aplicação, existem vários tipos de Cromatografia, que são classificadas de quatro maneiras:
1. Quanto ao tipo de Sistema Cromatográfico:
1.1. Em coluna: cromatografia líquida, gasosa e supercrítica.
1.2. Planar: Centrífuga, em papel e camada delgada.
2. Quanto ao tipo de fase móvel:
Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR), Cromatografia Líquida Clássica (CLC), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e Cromatografia Supercrítica (CSC).
3. Quanto ao tipo de fase estacionária:
Líquida, sólida e quimicamente Ligadas.
4. De acordo com o modo de separação:
Por adsorção, por partição, por troca iônica e por afinidade.
Esse processo é muito utilizado na Química para identificar substâncias orgânicas presentes nas plantas.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química