Densidade do petróleo

Como o petróleo refinado é classificado?

O petróleo dificilmente perderá seu posto de combustível mundial. Além de ser predominante no setor de transportes, é ainda o maior responsável pela geração de energia elétrica em diversos países (usinas termelétricas).

O Grau API é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute (API), ela é utilizada para medir a densidade relativa de óleos e derivados, e como o petróleo se trata de um óleo viscoso, podemos usá-la para classificá-lo. A escala API é medida em graus e permite definir o petróleo como:


Petróleo leve: Possui ºAPI maior que 30, constituído basicamente por alcanos, e uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.

Petróleo médio: Grau ºAPI de 22 a 30. Além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo pesado: Possui ºAPI menor que 22 e é composto só de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo extrapesado: Possui ºAPI menor que 10, é constituído de hidrocarbonetos de cadeia longa (superior ao pentano).

Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. O API é maior quando o petróleo é mais leve, como por exemplo, o petróleo classificado como médio é mais caro que o pesado.

Por que é importante classificar o petróleo na escala API?
Quando a medida de API é feita na plataforma antes de refinar o petróleo, permite verificar se o petróleo é pesado, extrapesado, etc. Se for constatado que se trata de um petróleo extrapesado, é preciso então investir na exploração das jazidas, com novas tecnologias e aparelhagem apropriada (bombas de sucção altamente potentes) para extrair o óleo de viscosidade elevada.

Veja mais!

Petróleo de alta densidade 

Extração de petróleo

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.