Eletrólise ígnea
A eletrólise é uma parte estudada na eletroquímica em que se produz energia química por meio de energia elétrica. É um processo não espontâneo, no qual se passa corrente elétrica sobre um sistema líquido onde existem íons, produzindo reações químicas.
O sistema líquido pode ser uma substância ou uma solução aquosa, sendo chamada de eletrólise aquosa ou eletrólise em meio aquoso; mas se a substância estiver fundida, isto é, no estado líquido com ausência de água, nesse caso, temos uma eletrólise ígnea.
A palavra “ígnea” vem do latim ígneus, que significa “ardente, inflamado”, pois é preciso aquecer a substância a altas temperaturas para que ela se funda. Esse tipo de eletrólise foi descoberto no início do século XIX e é muito importante porque por meio dela é possível produzir elementos químicos e substâncias simples que não existem na natureza isolados.
A substância fundida é colocada num recipiente chamado de cuba eletrolítica com dois eletrodos submersos nela. Os eletrodos, por sua vez, estão ligados a uma fonte geradora de corrente elétrica, que pode ser uma pilha ou bateria. Ligando a fonte geradora ocorre o seguinte em cada eletrodo:
- O polo negativo do gerador irá fornecer elétrons para um dos eletrodos, fazendo com que ele fique carregado negativamente, tornando-se o cátodo, que atrai os cátions. Nesse eletrodo, os cátions recebem elétrons e se reduzem.
- Já o outro eletrodo fica carregado positivamente, atraindo os ânions (que são negativos) e por isso é chamado de ânodo. Nesse eletrodo, os ânions perdem elétrons e se oxidam.
Um dos exemplos mais importantes de eletrólise ígnea é a do cloreto de sódio (NaCl) ou sal de cozinha, que produz duas substâncias simples, o sódio metálico, Na0(s), e o gás cloro, Cl2(g). O esquema abaixo mostra como ocorre esse tipo de eletrólise:
Quando o sal é aquecido a uma temperatura de 800,4 º C, ele se funde e seus íons ficam livres:
NaCl → Na+ + Cl-
Veja o que ocorre em cada eletrodo quando o gerador é ligado.
- Eletrodo positivo: Ânodo - desse eletrodo saem os elétrons, sofrendo oxidação e é onde os ânions Cl- se descarregam;
- Eletrodo negativo: Cátodo - esse eletrodo recebe os elétrons, sofrendo redução e é onde os cátions Na+ se descarregam.
As semirreações e a reação global que ocorrem nessa eletrólise ígnea são:
Semirreação no cátodo: Na+ + e- → Na . (2) (redução)
Semirreação no ânodo: 2 Cl- → Cl2 + 2e-____(oxidação)
Reação global: 2 Na+ + 2 Cl- → 2 Na + Cl2