Embalagens cartonadas e o meio ambiente

As embalagens cartonadas são em grande parte jogadas em aterros sanitários, causando impactos ambientais, pois os seus constituintes não são biodegradáveis.
São usados alguns meios para diminuir o impacto que a produção e uso das embalagens cartonadas pode ter sobre o meio ambiente

Conforme mostrado no texto “Constituição das embalagens cartonadas longa vida”, tais materiais são formados por três componentes principais, que são 75% de papel-cartão (duplex), 20% de alumínio (folha bem fina) e 5% do plástico polietileno. Isso significa que essas embalagens são compósitos, isto é, materiais formados pela união de outros materiais com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade.

Realmente, a qualidade e as vantagens dessa embalagem foram mostradas no texto mencionado. Porém, essa composição constitui também um problema para o meio ambiente, pois, infelizmente, a grande maioria das embalagens cartonadas consumidas é descartada e destinada aos aterros sanitários. Tendo em vista a grande quantidade dessas embalagens que são utilizadas e que os compósitos são muito difíceis de se degradar, o problema do lixo agrava-se ainda mais, gerando um grande impacto ambiental.


A grande quantidade de embalagens cartonadas descartadas agrava o problema do lixo

E não é só isso, assim como em qualquer processo industrial, a produção dessas embalagens também gera impactos ambientais. Vejamos o caso de cada componente e o que se tem feito para minimizar a poluição gerada:

* A produção do papel é proveniente da celulose das madeiras das árvores, o que gera desmatamento e todas as consequências desse processo. Sobre essa questão, todas as embalagens brasileiras recebem o selo FSC® (Conselho de Manejo Florestal), que garante que o material da embalagem vem de florestas replantadas e certificadas de manejo responsável e/ou de fontes controladas. Além disso, a empresa fabricante atesta que a fabricação de papel a partir da celulose passa por um processo produtivo sem cloro. Ainda assim, os impactos ao meio ambiente ainda são inevitáveis.

* Falando agora sobre o segundo constituinte das embalagens cartonadas, o alumínio é produzido industrialmente por meio do processo de Hall-Héroult, em que é feita a eletrólise de uma mistura fundida de criolita e alumina. A alumina é o nome dado ao minério bauxita quando está livre de impurezas. Esse minério é uma mistura de óxidos de alumínio, principalmente o óxido de alumínio di-hidratado (A?2O3 . 2 H2O).

Assim, o aspecto que queremos ressaltar aqui é que a reciclagem do alumínio das embalagens cartonadas diminui o impacto ambiental que ocorre com a extração desse minério da natureza. Além disso, a obtenção do alumínio por meio da reciclagem consome 5% menos energia em relação à obtenção por meio da bauxita.


Minério bauxita natural

* Agora em se tratando do polietileno, ele é resultado da polimerização por adição de várias moléculas sucessivas de eteno ou etileno, cuja maior fonte de obtenção são reservas fósseis de petróleo. A extração do petróleo também causa grande impacto ambiental, além de o próprio plástico no meio ambiente demorar muito tempo para se degradar. Outro ponto é que, quando a embalagem contém também uma tampa com rosca em plástico, há mais prático para o consumidor, o que significa uma maior quantidade de plástico na embalagem.


Embalagem cartonada com tampa é melhor para o consumidor, mas pior para o meio ambiente

Para diminuir o impacto ambiental causado pela produção e consumo do polietileno, atualmente no Brasil já é produzido o polietileno a partir da cana-de-açúcar, sendo conhecido como “plástico verde”. Apesar de não ser biodegradável, ele apresenta várias vantagens para o meio ambiente em relação ao petróleo, pois ele é de uma fonte renovável, enquanto o petróleo lança uma enorme quantidade de gás carbônico (CO2) na atmosfera e é o principal responsável pelo aquecimento global. A cana-de-açúcar, em contrapartida, retira o gás carbônico da atmosfera pelo processo da fotossíntese.

Além dos fatores já mencionados, outros fatores devem ser levados em conta para diminuir o impacto ambiental da produção das embalagens cartonadas, tais como encontrar soluções para a gestão dos resíduos, diminuir a poluição do ar e da água, aumentar a quantidade de materiais renováveis nas embalagens e trazer soluções de transporte e armazenagem eficientes.

Com tudo isso em mente, a reciclagem surge como uma forma importante de não só diminuir os impactos ambientais, mas também trazer outras vantagens, como a econômica, tendo em vista que um material que é simplesmente descartado representa uma perda de valor agregado.

Para entender como é feito o processo de reciclagem dessas embalagens, leia o texto a seguir:

Reciclagem de embalagens cartonadas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos