Fatores que alteram o equilíbrio de um sistema

Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema.

Temperatura e constante de equilíbrio


A constante de equilíbrio (Kc) se altera com mudanças de temperatura. Sabemos que sistemas em equilíbrio fornecem dois tipos de reações: exotérmicas (liberam calor) e endotérmicas (absorvem calor). Vejamos como elas influem no sentido da reação:

                                 exotérmica
N2 (g) + 3 H2 (g) ↔ 2 NH3 (g)
                             endotérmica

Se aumentarmos a temperatura de um sistema, o equilíbrio tende a se deslocar para a esquerda, o que favorece a reação endotérmica. O aquecimento é controlado pela absorção de calor na reação.

A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor.

Pressão e constante de equilíbrio

Só é possível analisar a influência da variação da pressão sobre um equilíbrio se um dos componentes da reação estiver no estado gasoso.

2 SO2 (g) + O2 (g) ↔ 2 SO3 (g)
3 mol                                           2 mol

A pressão exercida sobre o equilíbrio gasoso é capaz de deslocar o sentido da reação, esta se direciona de forma a diminuir esse aumento da pressão. Por exemplo, se aumentarmos a pressão, o equilíbrio se desloca para a direita, favorecendo a formação de SO3 (g). Isto porque nesse sentido a quantidade de mol é menor, o que faz a pressão diminuir.

Veja mais!
Reação de neutralização 

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.