Frutose

A frutose é encontrada no mel e em todas as frutas doces

Também denominada ose, a frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona. Sua fórmula estrutural é semelhante à da glicose (aldo-hexose), porém a diferença está no fato de a glicose possuir um grupo aldeído; e a frutose, um grupo cetona. Dessa forma, ela é uma cetose.

A fórmula molecular da frutose é C6H12O6 e, na natureza, a frutose pode se apresentar com a cadeia carbônica fechada ou aberta, conforme mostrado por suas estruturas abaixo:

A cadeia fechada da frutose apresentada acima é uma β-frutose, pois a hidroxila do lado direito ao heteroátomo oxigênio está voltada para cima. Se ela estivesse voltada para baixo, seria então uma α-frutose.

A frutose é o monossacarídeo mais doce existente, sendo que pode ser encontrada no mel e em muitos frutos, de onde surgiu o seu nome “açúcar de frutos”. Ela normalmente encontra-se combinada com a glicose nesses alimentos. A frutose também pode ser obtida por meio da hidrólise do polissacarídeo inulina.

É uma substância que se cristaliza com dificuldade, em forma de agulhas incolores solúveis em água, e que é usada na fabricação de alguns alimentos, por ser doce.

A frutose recebe o nome levulose, porque ela só ocorre na forma levogira.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.