Nomenclatura de Sais Orgânicos

O etanodiato de cálcio, mais conhecido como oxalato de cálcio, é o principal componente das pedras nos rins ou cálculos renais
O etanodiato de cálcio, mais conhecido como oxalato de cálcio, é o principal componente das pedras nos rins ou cálculos renais

Os sais orgânicos são compostos obtidos por meio da reação entre um ácido carboxílico e uma base inorgânica, em que o hidrogênio do grupo carboxila do ácido reage com o ânion hidróxido da base, formando água; enquanto o ânion orgânico une-se ao cátion da base para formar esse sal.

Isso significa que os sais orgânicos sempre possuem o grupo funcional:

A IUPAC estipulou algumas regras oficiais para a nomenclatura desses compostos, mostradas abaixo:

Veja os exemplos:

Se houver ramificações ou insaturações na cadeia carbônica será necessário numerá-la começando do carbono do grupo carboxila, como mostrado nos exemplos a seguir:

Além disso, quando um diácido carboxílico produzir sais orgânicos com substituição das duas extremidades da cadeia, basta colocar o prefixo di na nomenclatura, como no exemplo abaixo:

Um exemplo desse tipo de sal orgânico é o etanodiato de cálcio, que é um dos componentes mais comuns das pedras nos rins ou cálculos renais. O nome usual desse sal é oxalato de cálcio.

A nomenclatura usual dos sais orgânicos segue a mesma regra usada em Química Geral, sendo que quando um ácido inorgânico reage com uma base e dá origem a um sal, o nome do sal é feito partindo-se do nome do ácido de origem e mudando apenas a terminação. Quando termina com ico, mudamos para ato. Isso também é feito com os sais orgânicos, veja os exemplos:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Friedrich Engels
Veja nesta videoaula uma breve biografia de Friedrich Engels, um dos maiores nomes do marxismo.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos