Nomenclatura de Sais Orgânicos

O etanodiato de cálcio, mais conhecido como oxalato de cálcio, é o principal componente das pedras nos rins ou cálculos renais

Os sais orgânicos são compostos obtidos por meio da reação entre um ácido carboxílico e uma base inorgânica, em que o hidrogênio do grupo carboxila do ácido reage com o ânion hidróxido da base, formando água; enquanto o ânion orgânico une-se ao cátion da base para formar esse sal.

Isso significa que os sais orgânicos sempre possuem o grupo funcional:

A IUPAC estipulou algumas regras oficiais para a nomenclatura desses compostos, mostradas abaixo:

Veja os exemplos:

Se houver ramificações ou insaturações na cadeia carbônica será necessário numerá-la começando do carbono do grupo carboxila, como mostrado nos exemplos a seguir:

Além disso, quando um diácido carboxílico produzir sais orgânicos com substituição das duas extremidades da cadeia, basta colocar o prefixo di na nomenclatura, como no exemplo abaixo:

Um exemplo desse tipo de sal orgânico é o etanodiato de cálcio, que é um dos componentes mais comuns das pedras nos rins ou cálculos renais. O nome usual desse sal é oxalato de cálcio.

A nomenclatura usual dos sais orgânicos segue a mesma regra usada em Química Geral, sendo que quando um ácido inorgânico reage com uma base e dá origem a um sal, o nome do sal é feito partindo-se do nome do ácido de origem e mudando apenas a terminação. Quando termina com ico, mudamos para ato. Isso também é feito com os sais orgânicos, veja os exemplos:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos