Peróxido de Hidrogênio ou Água Oxigenada?

A água oxigenada é muito utilizada no branqueamento de cabelos, fibras têxteis, etc.

Óxidos são compostos com dois elementos, sendo que o mais eletronegativo é o oxigênio. O peróxido é um tipo de óxido que apresenta em sua estrutura o grupo (O2)2-. Ele reage com água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada (H2O2).


Fórmulas estrutural e molecular do peróxido de hidrogênio.

Assim, a diferença do peróxido de hidrogênio para a água oxigenada é que esta é o peróxido dissolvido em água.

Quando não está dissolvido, o peróxido de hidrogênio sofre decomposição rápida e espontânea, sendo, portanto, muito instável. Nessa reação ele libera gás oxigênio, conforme a reação abaixo:

2 H2O2   →  2 H2O  + O2

Quando se diz que a água oxigenada tem, por exemplo, 20 volumes, significa que em 1 litro de solução aquosa de H2O2 são liberados 20 litros de O2.

Essa decomposição é rápida no peróxido e lenta na água oxigenada. Mas pode ocorrer de forma mais acelerada na água oxigenada também com calor, luz e enzimas; por isso, quando nos machucamos e ali colocamos água oxigenada, observamos uma efervescência.

A água oxigenada é bastante utilizada para clarear fios dos cabelos e pelos. Isso é feito por meio de uma reação em que ela tem o papel de oxidante. Ela age como oxidante na presença de compostos redutores e como redutora na presença de oxidantes fortes.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.