Polímeros de Condensação
Os polímeros de condensação são aqueles obtidos por meio de reações entre monômeros (iguais ou diferentes), onde há a saída de uma molécula de uma substância, que é geralmente a água.
A seguir, temos uma reação genérica de polimerização por condensação:
Entre os principais polímeros de condensação, temos:
- Baquelite:
Sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o fenol e o formaldeído, sendo um polifenol:
O baquelite é usado para se fabricar cabos de panela, tomadas, interruptores, telefones, máquinas fotográficas e bolas de bilhar.
- Kevlar:
É uma poliamida, sendo que sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida p-benzenodiamida:
O kevlar é um polímero muito resistente, que é usado em coletes à prova de balas, chassis de carros de corrida, bicicletas e aviões.
- Policarbonato:
Ele é formado pelo fosgênio (COCl2) e pelo p-isopropilenodifenol (bisfenol A), e a molécula que é liberada é a do gás cloreto (HCl):
O policarbonato é um plástico transparente, com alta resistência mecânica, usado em janelas de aviões, visores de capacetes, coberturas transparentes e em capas de CDs.
- Náilon:
É uma poliamida e no caso específico do náilon 66, a reação de polimerização é entre o ácido adípico ou ácido hexanodioico e a diamina hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina:
O náilon é um tecido sintético usado principalmente na confecção de meias finas para mulheres, conhecidas como “meias-calças”.
- PET (polietilenotereflato ou politereftalato de etileno):
O PET também é conhecido por outros nomes, como dracon, terilene ou tergal. Esse polímero de condensação é um poliéster, sendo que sua reação de formação ocorre entre o álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico):
O principal uso desse polímero é em garrafas plásticas, mas ele também é usado na fabricação de tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas de áudio e vídeo, guarda-chuvas, gabinetes de fornos e em embalagens.