Polipropileno

A grama artificial é produto do polipropileno.

Polipropileno: esse material é incrível! Ele é muito versátil e pode ser encontrado de várias formas, na forma rígida ou macia, em diversas cores ou de forma cristalina. Ele apresenta estabilidade ao calor e à esterilização. Mas para apresentar essas propriedades esse material precisa passar por um rigoroso processo na hora de sua fabricação, ser aquecido a uma temperatura de 50 a 90 °C na presença do solvente heptano, o processo é chamado de semifluido e dá origem aos polímeros.

Uma das propriedades mais importantes deste composto é a capacidade de ser esticado, um dos processos para isso é forçar o polímero derretido através de orifícios pequenos de forma que se obtenham fios elásticos. Esses fios podem ser usados para fabricar pelúcias para cobertores, cerdas para tapetes, estofados, artigos esportivos e até roupas de baixo.


A melhor notícia é que o polipropileno é totalmente reciclável. Algumas indústrias automobilísticas já têm este conhecimento e estão fazendo sua parte no combate à poluição: os pára-choques feitos com este material. Mas não pára por aí, esse polímero também é usado para fabricar os painéis, tapetes e estofados de carros e ainda invólucros de bateria, ou seja, o polipropileno se encontra em abundância nos automóveis.

Outra utilização do polímero é bem curiosa, você já ouviu falar em grama artificial? Aquela dos campos de futebol artificiais, para este tipo de grama não tem tempo ruim. Falta de chuva ou de irrigação não influem, a beleza é garantida, este tipo de grama está sempre verdinha, apresenta certa resistência, ou seja, é mais dura que a natural.

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos