Propriedades do Cloro

Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
O cloro é um gás em temperatura ambiente, sendo que na natureza não é encontrado em estado puro. Este mineral constitui cloretos e cloratos, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, por exemplo, na forma de cloreto de sódio, nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. Ocorre em pequenas quantidades nos gases produzidos durante as erupções vulcânicas, neste caso se encontra em estado puro.

O cloro possui uma importante propriedade, que é a de potabilizar a água de consumo humano, sendo usado também como oxidante, branqueador e desinfetante. O cloro é usado para a desinfecção de piscinas porque possui a capacidade de matar bactérias e algas, entre outras coisas.

É importante ressaltar que é muito mais seguro beber água clorada do que a água contaminada com bactérias, as doenças de veiculação hídrica são eliminadas graças aos modernos sistemas de saneamento básico, sendo que a principal eficácia vem do uso do cloro.

Benefícios do cloro:

- É um dos mais importantes minerais na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso;

- Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do pH sangüíneo;

- O cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.

As principais fontes de cloro são: sal de cozinha, frutos do mar, leite, carnes, ovos.

Ação tóxica do Cloro: À temperatura e pressão ambientes, o cloro é um gás de cheiro acre e penetrante, que se aspirado em grandes quantidades pode causar asfixia e morte. Em virtude de sua ação corrosiva, tóxica e irritante para o sistema respiratório e para os olhos, o gás cloro foi utilizado durante a primeira guerra mundial como arma química.
Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.