Reação Orgânica de Sulfonação

Nos detergentes, um dos principais componentes são os sais derivados dos ácidos sulfônicos, que, por sua vez, são obtidos por reações de sulfonação

A reação de sulfonação é uma reação orgânica de substituição. As reações de substituição são aquelas em que um átomo ou grupo de átomos de uma molécula orgânica é substituído por outro átomo ou grupo de átomos.

No caso da sulfonação, uma molécula orgânica reage com o ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) e um ou mais de seus hidrogênios são substituídos por um ou mais grupos sulfônicos (? SO3H) do ácido sulfúrico.

O produto obtido nesse tipo de reação é um ácido sulfônico (R ? SO3H). Esses compostos são importantes para a produção de sais que são usados em detergentes, tais como o p.dodecilsulfonato de sódio mostrado abaixo:

 Essas reações ocorrem à quente e, em uma primeira etapa, o ácido sulfúrico concentrado estabelece o equilíbrio abaixo, produzindo o SO3:

2  H2SO4SO3 + H3O+ + HSO4-

O SO3 atua como eletrófilo, isto é, é a espécie química da reação que é capaz de formar uma nova ligação, recebendo um par de elétrons. Assim, ele pode reagir tanto com alcanos quanto com compostos aromáticos.

No caso dos aromáticos, a reação pode ocorrer em temperatura ambiente.

Veja o mecanismo da reação de monossulfonação do benzeno:

Para que essa reação se processe mais rapidamente, em vez de usar o ácido sulfúrico puro, usa-se o ácido sulfúrico com trióxido de enxofre (SO3) adicionado.

Veja abaixo dois exemplos simplificados de reações de monossulfonações em alcanos de cadeia alifática e cíclica:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.