Reações Orgânicas

Esta subseção traz artigos que explicam detalhadamente cada um dos tipos de reações orgânicas estudados com mais frequência no Ensino Médio.
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala

Os compostos orgânicos são muito importantes em nossa sociedade, estando presentes nos polímeros (plásticos, tecidos, isopor e borrachas), em medicamentos e em combustíveis, apenas para citar alguns exemplos. Assim, torna-se essencial encontrar meios de produzi-los, o que é possível graças às reações orgânicas.

Visto que existe um número enorme de compostos orgânicos, é de se esperar que também exista uma grande variedade de tipos de reações orgânicas. Apesar disso, essas reações podem ser classificadas em três tipos principais:

*Reações de adição: ocorre a quebra de ligações pi entre carbonos para que ocorra a união de uma ou mais moléculas com a formação de um único produto por meio de ligações sigma. Alguns exemplos de reações orgânicas de adição são:

- Hidrogenação: o gás hidrogênio (H2) é adicionado a uma molécula orgânica. A margarina é produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais.

- Halogenação: ocorre a adição de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2) à molécula orgânica.

- Hidro-halogenação: ocorre a adição de haletos de hidrogênio (HCl, HBr, HI) à molécula orgânica.

- Hidratação: ocorre a adição de água à molécula orgânica

* Reações de substituição: Esse tipo de reação orgânica ocorre quando pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos. Alguns exemplos de reações orgânicas de substituição são:

- Halogenação: ocorre quando um ou mais átomos de hidrogênio na molécula orgânica são substituídos por um ou mais átomos de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2);

- Nitração: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo nitro (-NO2);

- Sulfonação: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo sulfônico (-SO3H);

- Alquilação: substituição de um hidrogênio por um grupo alquila;

-Acilação: substituição de um hidrogênio por um grupo acila.

* Reações de eliminação: Nesse tipo de reação, a partir de um único composto, são obtidos outros dois, um orgânico e um inorgânico. Veja alguns exemplos de reações orgânicas de eliminação:

- Desidratação intramolecular: ocorre quando uma molécula elimina água;

- Desidratação intermolecular: ocorre quando duas moléculas de determinado composto interagem e unem-se em uma única molécula com a eliminação simultânea de água.

Esta seção de Química Orgânica apresenta artigos que aprofundarão melhor a explicação sobre cada um desses tipos de reações mencionados, bem como sobre outros casos de reações orgânicas, como as reações de oxidação e redução.

Artigos de Reações Orgânicas

O cloroetano pode ser obtido em reações de adição com halogenidretos
Adição com halogenidretos
Saiba o que é reação orgânica de adição com halogenidretos, descubra quais são os produtos orgânicos obtidos e entenda o mecanismo desse processo.
Combustão completa do gás metano em um isqueiro
Combustão Completa e Incompleta
Aprenda a diferenciar reações de combustão completas das incompletas, veja os produtos que são formados, como o Nox varia nesses casos e qual a importância de cada uma.
O metanol sofre efeito indutivo negativo
Efeito indutivo
Acesse este link e entenda melhor o efeito indutivo, que nada mais é que o deslocamento de elétrons para o interior (efeito indutivo positivo) ou para a extremidade (efeito indutivo negativo) de uma cadeia carbônica. Ocorre exclusivamente em estruturas saturadas (formadas apenas por ligações sigmas). Saiba mais!
O efeito indutivo é um dos fatores que explicam por que certos grupos ativam o anel benzênico frente à substituição eletrofílica, e outros o desativam
Efeito indutivo no anel benzênico
Entenda como o efeito indutivo influencia as propriedades retiradoras e doadoras de elétrons dos grupos substituintes em anéis benzênicos.
O efeito ressonante no anel benzênico é um efeito eletrônico que orienta a substituição eletrofílica seguinte.
Efeito ressonante no anel benzênico
Entenda como age o efeito ressonante dos elétrons do grupo substituinte no anel aromático e como isso influencia a orientação e a velocidade das reações de substituição.
A regra de Markovnikov é explicada pela formação de um carbocátion mais estável, com uma energia de ativação menor, que produz o produto principal
Explicação Teórica da Regra de Markovnikov
A explicação teórica da regra de Markovnikov é dada pela formação do carbocátion mais estável no estado intermediário da reação.
O clorometano é um composto obtido na halogenação de alcanos e é utilizado na produção de polímeros de silicone
Halogenação de alcanos
Clique e conheça a reação orgânica de halogenação de alcanos e compreenda como ocorre esse processo e quais são seus possíveis produtos.
Fórmula estrutural do etanol, álcool que pode ser obtido por hidratação de alceno
Hidratação em alcenos
Conheça como ocorre a hidratação de um alceno e seus principais produtos. Clique já!
Mecanismos de reações orgânicas
Acompanhe as etapas de reação em compostos orgânicos.
Uma das substâncias mais utilizadas em repelentes de mosquitos é uma amida que precisa ser obtida em laboratório
Métodos de obtenção das amidas
Visto que as amidas geralmente não são encontradas na natureza, veja como é realizada a sua obtenção em laboratório.
Siegmund Gabriel, criador da Síntese de Gabriel, método utilizado para produzir aminas primárias em laboratório
Métodos de obtenção das aminas
Veja os três métodos usados em laboratório para a obtenção das aminas, compostos orgânicos de grande importância industrial.
No caso dos hidrocarbonetos, o processo de oxidação branda só ocorre em compostos que apresentam insaturação, como esse etileno
Oxidação branda de alcenos
Tire suas dúvidas sobre como ocorre uma reação de oxidação branda de alcenos lendo esse texto de Química Orgânica.
Permanganato de potássio utilizado em reações de oxidação
Oxidação branda em alcinos
Aprenda a construir os produtos finais em equações de oxidação branda em alcinos.
As reações de oxidação energéticas ocorrem com o uso do permanganato de potássio ou do dicromato de potássio em solução ácida e a quente
Oxidação energética de alcenos e alcinos
A oxidação energética de alcenos e alcinos ocorre utilizando o permanganato ou o dicromato de potássio, em meio ácido a quente.
A margarina é produzida por meio de uma reação de hidrogenação
Reação de Hidrogenação
Detalhes de uma das reações mais estudadas na Química, a hidrogenação catalítica, que ocorre em alcenos, alcinos, dienos, aromáticos e ciclanos de até 5 carbonos.
Sabão: mistura de um éster com uma base.
Reação de saponificação
Como compostos orgânicos reagem para originar o sabão.
Reação de substituição
Clique aqui e entenda como ocorre a reação de substituição!
Muitas empresas medem o índice de iodo (uma reação de halogenação) para avaliar a qualidade do óleo vegetal adquirido para ser usado como matéria-prim
Reação Orgânica de Adição por Halogenação
Texto completo sobre o conteúdo de reações orgânicas de adição por halogenação.
O clorobenzeno, obtido por meio de uma reação de halogenação, é usado na fabricação de pesticidas, como o DDT,  que combate a malária
Reação Orgânica de Halogenação
Dúvidas a respeito de reações orgânicas de halogenação? Nesse texto você verá uma explicação detalhada que poderá ajudá-lo.
Nos detergentes, um dos principais componentes são os sais derivados dos ácidos sulfônicos, que, por sua vez, são obtidos por reações de sulfonação
Reação Orgânica de Sulfonação
Conheça as reações de sulfonação que geram como produtos os ácidos sulfônicos, importantes para a produção de sais presentes nos detergentes.
Reações de adição
Aprenda o que é reação de adição, quais são os seus tipos, como elas acontecem e quais são os produtos formados.
A hidrogenação é uma reação de adição a alcenos que transforma óleos vegetais em gorduras semissólidas como a margarina
Reações de Adição a Alcenos
As principais reações de adição a alcenos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Reações de eliminação
Aprenda o que são as reações de eliminação e quais seus tipos. Saiba qual é a importância desse processo e quais os produtos formados em cada reação.
Muitos aromatizantes e flavorizantes usados em balas e doces são produzidos por meio de reações de esterificação
Reações de esterificação
Conheça as reações de esterificação que produzem essências usadas na indústria alimentícia.
A acetona é uma substância produzida a partir da hidratação de um alcino
Reações de hidratação em alcinos
Conheça como são os mecanismos da reação de hidratação de alcinos. Confira!
O oxigênio, na sua forma atômica, molecular (gás oxigênio) ou como ozônio, é o responsável pela oxidação dos alcenos
Reações de Oxidação de Alcenos
Leia esse texto para tirar suas dúvidas sobre as quatro principais reações de oxidação de alcenos (combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética).
O combustível usado em automodelos é o nitrometano, obtido por meio de uma reação de substituição
Reações de substituição em alcanos
As principais reações de substituição em alcanos são: halogenação, nitração e sulfonação.
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.
O nitrobenzeno é um composto obtido por reação de substituição no benzeno
Reações de substituição no benzeno
Clique e conheça todas as reações de substituição no benzeno, bem como os produtos formados e as condições para que essas reações químicas possam ocorrer.
Na molécula do etino (estrutura acima), ocorre o fenômeno da ressonância, haja vista que ela apresenta ligação pi
Ressonância (efeito mesomérico)
Acesse este link para entender a ressonância, também chamada de efeito mesomérico, que nada mais é do que o deslocamento dos elétrons pertencentes a uma ou mais ligações pi ao longo dos carbonos de uma cadeia em virtude da diferença de eletronegatividade dos átomos envolvidos.
Ruptura de ligações
Produtos da quebra homolítica e heterolítica de ligações químicas.
Vitamina C: produzida em laboratório.
Tipos de Reações Orgânicas
Reações Orgânicas, determinação das estruturas dos compostos, reações de adição, Reações de substituição, Reações de eliminação, hidrocarbonetos insaturados.
Guerra Civil Espanhola
Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco da história da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Confira também no nosso canal outras informações sobre a Idade Contemporânea.