Whatsapp icon Whatsapp

Reações Orgânicas

Esta subseção traz artigos que explicam detalhadamente cada um dos tipos de reações orgânicas estudados com mais frequência no Ensino Médio.
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala

Os compostos orgânicos são muito importantes em nossa sociedade, estando presentes nos polímeros (plásticos, tecidos, isopor e borrachas), em medicamentos e em combustíveis, apenas para citar alguns exemplos. Assim, torna-se essencial encontrar meios de produzi-los, o que é possível graças às reações orgânicas.

Visto que existe um número enorme de compostos orgânicos, é de se esperar que também exista uma grande variedade de tipos de reações orgânicas. Apesar disso, essas reações podem ser classificadas em três tipos principais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

*Reações de adição: ocorre a quebra de ligações pi entre carbonos para que ocorra a união de uma ou mais moléculas com a formação de um único produto por meio de ligações sigma. Alguns exemplos de reações orgânicas de adição são:

- Hidrogenação: o gás hidrogênio (H2) é adicionado a uma molécula orgânica. A margarina é produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais.

- Halogenação: ocorre a adição de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2) à molécula orgânica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Hidro-halogenação: ocorre a adição de haletos de hidrogênio (HCl, HBr, HI) à molécula orgânica.

- Hidratação: ocorre a adição de água à molécula orgânica

* Reações de substituição: Esse tipo de reação orgânica ocorre quando pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos. Alguns exemplos de reações orgânicas de substituição são:

- Halogenação: ocorre quando um ou mais átomos de hidrogênio na molécula orgânica são substituídos por um ou mais átomos de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2);

- Nitração: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo nitro (-NO2);

- Sulfonação: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo sulfônico (-SO3H);

- Alquilação: substituição de um hidrogênio por um grupo alquila;

-Acilação: substituição de um hidrogênio por um grupo acila.

* Reações de eliminação: Nesse tipo de reação, a partir de um único composto, são obtidos outros dois, um orgânico e um inorgânico. Veja alguns exemplos de reações orgânicas de eliminação:

- Desidratação intramolecular: ocorre quando uma molécula elimina água;

- Desidratação intermolecular: ocorre quando duas moléculas de determinado composto interagem e unem-se em uma única molécula com a eliminação simultânea de água.

Esta seção de Química Orgânica apresenta artigos que aprofundarão melhor a explicação sobre cada um desses tipos de reações mencionados, bem como sobre outros casos de reações orgânicas, como as reações de oxidação e redução.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Reações Orgânicas

Adição com halogenidretos
Saiba o que é reação orgânica de adição com halogenidretos, descubra quais são os produtos orgânicos obtidos e entenda o mecanismo desse processo.
Combustão Completa e Incompleta
Aprenda a diferenciar reações de combustão completas das incompletas, veja os produtos que são formados, como o Nox varia nesses casos e qual a importância de cada uma.
Efeito indutivo
Acesse este link e entenda melhor o efeito indutivo, que nada mais é que o deslocamento de elétrons para o interior (efeito indutivo positivo) ou para a extremidade (efeito indutivo negativo) de uma cadeia carbônica. Ocorre exclusivamente em estruturas saturadas (formadas apenas por ligações sigmas). Saiba mais!
Efeito indutivo no anel benzênico
Entenda como o efeito indutivo influencia as propriedades retiradoras e doadoras de elétrons dos grupos substituintes em anéis benzênicos.
Efeito ressonante no anel benzênico
Entenda como age o efeito ressonante dos elétrons do grupo substituinte no anel aromático e como isso influencia a orientação e a velocidade das reações de substituição.
Esterificação
Saiba mais sobre as reações de esterificação, suas aplicações, como elas ocorrem e sua diferença em relação à transesterificação e à saponificação.
Explicação Teórica da Regra de Markovnikov
A explicação teórica da regra de Markovnikov é dada pela formação do carbocátion mais estável no estado intermediário da reação.
Halogenação de alcanos
Clique e conheça a reação orgânica de halogenação de alcanos e compreenda como ocorre esse processo e quais são seus possíveis produtos.
Hidratação em alcenos
Conheça como ocorre a hidratação de um alceno e seus principais produtos. Clique já!
Mecanismos de reações orgânicas
Acompanhe as etapas de reação em compostos orgânicos.
Métodos de obtenção das amidas
Visto que as amidas geralmente não são encontradas na natureza, veja como é realizada a sua obtenção em laboratório.
Métodos de obtenção das aminas
Veja os três métodos usados em laboratório para a obtenção das aminas, compostos orgânicos de grande importância industrial.
Oxidação branda de alcenos
Tire suas dúvidas sobre como ocorre uma reação de oxidação branda de alcenos lendo esse texto de Química Orgânica.
Oxidação branda em alcinos
Aprenda a construir os produtos finais em equações de oxidação branda em alcinos.
Oxidação energética de alcenos e alcinos
A oxidação energética de alcenos e alcinos ocorre utilizando o permanganato ou o dicromato de potássio, em meio ácido a quente.
Reação de Hidrogenação
Detalhes de uma das reações mais estudadas na Química, a hidrogenação catalítica, que ocorre em alcenos, alcinos, dienos, aromáticos e ciclanos de até 5 carbonos.
Reação de saponificação
Como compostos orgânicos reagem para originar o sabão.
Reação de substituição
Clique aqui e entenda como ocorre a reação de substituição!
Reação Orgânica de Adição por Halogenação
Texto completo sobre o conteúdo de reações orgânicas de adição por halogenação.
Reação Orgânica de Halogenação
Dúvidas a respeito de reações orgânicas de halogenação? Nesse texto você verá uma explicação detalhada que poderá ajudá-lo.
Reação Orgânica de Sulfonação
Conheça as reações de sulfonação que geram como produtos os ácidos sulfônicos, importantes para a produção de sais presentes nos detergentes.
Reações de adição
Aprenda o que é reação de adição, quais são os seus tipos, como elas acontecem e quais são os produtos formados.
Reações de Adição a Alcenos
As principais reações de adição a alcenos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Reações de eliminação
Aprenda o que são as reações de eliminação e quais seus tipos. Saiba qual é a importância desse processo e quais os produtos formados em cada reação.
Reações de hidratação em alcinos
Conheça como são os mecanismos da reação de hidratação de alcinos. Confira!
Reações de Oxidação de Alcenos
Leia esse texto para tirar suas dúvidas sobre as quatro principais reações de oxidação de alcenos (combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética).
Reações de substituição em alcanos
As principais reações de substituição em alcanos são: halogenação, nitração e sulfonação.
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.
Reações de substituição no benzeno
Clique e conheça todas as reações de substituição no benzeno, bem como os produtos formados e as condições para que essas reações químicas possam ocorrer.
Ressonância (efeito mesomérico)
Acesse este link para entender a ressonância, também chamada de efeito mesomérico, que nada mais é do que o deslocamento dos elétrons pertencentes a uma ou mais ligações pi ao longo dos carbonos de uma cadeia em virtude da diferença de eletronegatividade dos átomos envolvidos.
Ruptura de ligações
Produtos da quebra homolítica e heterolítica de ligações químicas.
Tipos de Reações Orgânicas
Reações Orgânicas, determinação das estruturas dos compostos, reações de adição, Reações de substituição, Reações de eliminação, hidrocarbonetos insaturados.
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.