Tipos de açúcares

Doces feitos com sacarose (açúcar comum).

Os açúcares, também chamados de carboidratos, são uma classe de substâncias químicas e como o próprio nome já indica são hidratos de carbono, cuja fórmula geral para muitos deles é Cn (H2O)n.

A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos.


A sacarose, mais conhecida como açúcar mascavo (açúcar comum), é produzida comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba. O Brasil, por sua longa relação com a cana, transformou-se no maior produtor e exportador de açúcar de cana do mundo, com os menores custos de produção.

Veja as demais classes de açúcares:

Oses ou monossacarídeos: normalmente têm um sabor adocicado, os monossacarídeos não sofrem hidrólise, isto é, não reagem com água. Sua fórmula estrutural é (CH2O)n, esse “n” pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), dentre toda a pentose e hexoses são as mais importantes.

Exemplo: glicose (aldoexose) e frutose (cetoexose).

Osídeos: São os açúcares hidrolisáveis. Podem ser dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, celobiose, etc.) ou polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose).

Dissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo duas moléculas de monossacarídeos, exemplos: sacarose, lactose ou maltose.

Exemplo: C12H22O11 + H2O → C6H12O 6 + C6H12O6
                      Sacarose                        Glicose        Frutose

Polissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de moléculas de monossacarídeos. Normalmente ocorrem no talo e folhas vegetais e nas camadas externas de revestimento de grãos.

Exemplo: (C6H10O5)n + nH2O → n C6H12O6  - Obtenção industrial da glicose
Amido ou glicose Celulose.

Publicado por Líria Alves de Souza
Geografia
O que são brisas?
Assista à videoaula e entenda o que são as brisas. Conheça também os tipos mais comuns de brisas e seus mecanismos.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos