Abaixo-assinado

O abaixo-assinado é um gênero textual argumentativo que busca conseguir assinaturas para apoiar uma ação. Atualmente, ele é muito usado em plataformas online.
O abaixo-assinado é um gênero textual que busca conseguir assinaturas para apoiar uma causa.

O abaixo-assinado é um gênero textual argumentativo que busca convencer o leitor a assinar esse documento para mostrar apoio a uma causa. Como é apelativo, deve ser constituído por uma argumentação forte. É um texto formal, já que, geralmente, será enviado a alguma entidade ou órgão do governo. Atualmente, é muito comum em plataformas online, que costumam atingir um público maior.

Leia também: Carta aberta — gênero textual em que o autor opina a fim de convencer seu destinatário sobre um tópico

Resumo sobre abaixo-assinado

  • O abaixo-assinado é um gênero textual argumentativo.

  • Explica a importância de uma causa e pede apoio na forma de assinaturas.

  • É da esfera da cidadania e da política.

  • Usa linguagem denotativa, formal e a norma-padrão.

  • Busca convencer o leitor.

  • Deve ser escrito com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Pode ser físico ou digital.

O que é abaixo-assinado?

Um abaixo-assinado é um documento que explica a importância de uma causa e, em seguida, pede assinaturas para tentar realizar uma ação. O abaixo-assinado busca manifestar que um grande grupo e/ou comunidade concorda com os interesses descritos e gostaria que aquela ação fosse tomada. Ele pode pedir por mudanças, novas atitudes, cobrar ações de certos órgãos, pedir a defesa de direitos, solicitar apoio a uma causa etc. É um gênero textual da esfera da cidadania e da política e é do tipo argumentativo.

Quais são as características e a estrutura do abaixo-assinado?

O abaixo-assinado pode ser feito de forma impressa ou digital.

Essas são algumas características que definem o gênero do abaixo-assinado:

  • linguagem denotativa;

  • linguagem formal;

  • uso da norma-padrão;

  • caráter não literário;

  • uso da função conativa ou apelativa da linguagem (para convencer o leitor).

Como o abaixo-assinado é um gênero textual e, portanto, cumpre uma função comunicativa na sociedade, ele varia junto dela. O abaixo-assinado costumava ser feito no papel, e agora acontece muito frequentemente no meio digital, através de sites e plataformas.

A estrutura do abaixo-assinado envolve alguns elementos. Eles podem mudar de ordem, e alguns detalhes podem não aparecer em todos os textos:

  • número de identificação;

  • título;

  • autor e/ou instituição;

  • contato;

  • vocativo que se refere ao destinatário;

  • texto (que justifica o motivo do abaixo-assinado);

  • local para assinatura (física ou digital).

Como se faz um abaixo-assinado?

Para escrever um abaixo-assinado, deve-se definir alguns elementos. O primeiro deles é a causa, pensando no pedido que será feito e a justificativa para isso. Depois, o texto deve ser planejado e incluir uma introdução (a causa), um desenvolvimento (os argumentos para pedir o apoio) e uma conclusão (retomar por que o leitor deveria assinar). Por fim, não se pode esquecer das informações técnicas, como título, nome do autor, contato e um local para assinaturas.

Veja também: Manifesto — gênero textual que visa expressar o ponto de vista de um ou mais autores para um grande público

Exemplos de abaixo-assinado

  • Exemplo 1:

Abaixo-assinado (#32702):

Construção de uma quadra esportiva no terreno inutilizado da Escola Estadual Reverendo Simão Salém (localizada na Rua Las Palmas, 198, Vila Palmares, Santo André – SP, CEP: 09061-140)

Destinatário: moradores dos bairros Sacadura Cabral, Palmares, Santa Maria e Príncipe de Gales ou para todos que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade

Eu, abaixo-assinado, declaro, espontaneamente, ser favorável à construção de uma quadra esportiva no terreno inutilizado da Escola Estadual Reverendo Simão Salém (localizada na Rua Las Palmas, 198, Vila Palmares, Santo André – SP, CEP: 09061-140) para que o direito à educação dos alunos não seja precarizado em face da ausência desse equipamento essencial ao desenvolvimento completo, e de qualidade, da educação básica.

Justificativa:

Considerando que o Art. 27, inciso IV, da Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) afirma que os conteúdos curriculares da educação básica observarão, entre outras diretrizes, a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais;

Considerando que se torna praticamente inviável a consecução de tal diretriz sem um espaço adequado para o ensino e prática de esportes;

Considerando que o direito à educação pressupõe um ensino de qualidade (Art. 206, inciso VII, da Constituição Federal/1988), o qual não se pode realizar em um ambiente inapropriado para o desenvolvimento de todas as atividades necessárias para tanto;

Considerando que os alunos da Escola Estadual Reverendo Simão Salém deixam de ter um ensino completo e de qualidade, uma vez que não possuem a quadra esportiva, ficando substancialmente desiguais quanto àqueles alunos das escolas que têm esse item básico da infraestrutura escolar;

Eu, abaixo-assinado, declaro, espontaneamente, ser favorável à construção de uma quadra esportiva no terreno inutilizado da Escola Estadual Reverendo Simão Salém (localizada na Rua Las Palmas, 198, Vila Palmares, Santo André – SP, CEP: 09061-140) para que o direito à educação dos alunos não seja precarizado em face da ausência desse equipamento essencial ao desenvolvimento completo, e de qualidade, da educação básica.

Disponível em: https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/32702 (adaptado)

  • Exemplo 2:

Abaixo-assinado (#59129):

Segurança nas escolas e centros de educação

Destinatário: prefeito municipal

Ao Excelentíssimo Senhor Deiró Moreira Marra,
Prefeito do município de Patrocínio/MG
Junto ao Senhor Emerson Caixeta,
Secretário municipal de Educação de Patrocínio/MG
E também à Senhora Maria Clara Marra,
Deputada estadual de Minas Gerais

Viemos por meio deste abaixo-assinado solicitar apoio junto à Escola Estadual Venina Tavares Amaral e ao Centro Municipal de Educação Infantil Maria Conceição Borges de Paiva, ambos localizados às margens da rodovia MG-230.

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, solicitam de Vossa Excelência a(s) seguinte(s) reinvindicações: com o passar dos dias e dos fatos ocorridos atualmente, afetando diretamente as escolas e creches, com uma ameaça de atentado aqui mesmo na cidade de Patrocínio, os pais e mães estão receosos, com medo de levarem seus filhos para as escolas. Os estabelecimentos acima citados são localizados no meio rural, às margens de uma rodovia com grande fluxo de veículos, dessa forma estando mais vulneráveis ao risco. Pedimos, encarecidamente, ajuda para serem instaladas câmeras com monitoramento 24 horas no centro de educação, que haja segurança armada em ambos os locais, instalação de cercas elétricas nos muros e instalação de regras mais rígidas para se ter acesso ao interior dos locais, além de visitas periódicas da Polícia Militar.

Tendo em vista que a união de todos será nossa força e que nosso pleito será atendido, encaminharemos o presente abaixo-assinado para ser protocolado e entregue a Vossa Senhoria.

Nomeamos a Sra. Thais de Oliveira Martins, residente em Salitre de Minas, município de Patrocínio/MG, como nossa representante e representante das mães. Caso sejam necessárias maiores informações, entrar em contato no (34) 9 9828-1337.

Disponível em: https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/59129 (adaptado)

Fontes

MELO, B. O. R.; PEREIRA, L. Q. Do impresso ao digital: uma análise retórico-interacionista do gênero abaixo assinado. Revista de Letras, v. 1, n. 33, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1497.

SANTOS, T. C. Do diário ao abaixo-assinado: transição entre mundos discursivos e capacidades de linguagem na progressão da aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em docência para a educação básica) — Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2020. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192439.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino de língua. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 3, p. 1336–1400, 21 set. 2018.

Publicado por Luiza Pezzotti Pugles
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Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
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