Aforismo

Você sabe o que é um aforismo? Trata-se de um gênero textual bastante peculiar. Ele é marcado, principalmente, pela precisão com que condensa complexos conceitos filosóficos.
Os aforismos condensam em poucas palavras conceitos filosóficos complexos. Estabelecem, também, uma interessante intersecção com a literatura

Você sabe o que é um aforismo?

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas trata-se de um gênero textual bem peculiar e facilmente identificável. O dicionário Houaiss, um dos mais tradicionais e respeitados glossários da língua portuguesa, traz as seguintes definições para aforismo:

 “Máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; apotegma, ditado”.

 “Texto curto e sucinto, fundamento de um estilo fragmentário e assistemático na escrita filosófica. Relacionado a uma reflexão de natureza prática ou moral.”

Os aforismos caracterizam-se, sobretudo, pela brevidade e precisão. São concisos e taxativos, apresentam um discurso quase sempre doutrinador, conciliando literatura e filosofia. Aproximam-se, conforme definição do dicionário, dos provérbios populares, pois contêm máximas capazes de traduzir amplos e complexos conceitos por meio de pequenas sentenças.

A palavra aforismo tem origem no grego aphorismós, cujo significado é limitação, definição breve, sentença. Embora condensem conceitos amplos em poucas palavras, os aforismos nem sempre têm intenção de ser uma verdade absoluta, encerrada em si e para si: podem, muitas vezes, ser uma metodologia de expressão de pensar. Quando faltam palavras para definir coisas que por vezes parecem inomináveis ou indefiníveis, lá estão os aforismos, prontos para verbalizar pensamentos e sentimentos.

O bom aforista é capaz de traduzir em palavras uma realidade comum. São pessoas perspicazes, cuja habilidade linguística permite sintetizar e representar por meio de sentenças aquilo que muitos desejam escrever. Também é importante lembrar que o aforismo é um gênero textual que estabelece uma interessante intersecção com a literatura: muitos foram os escritores que se aventuraram no campo das máximas, produzindo pérolas que ficaram gravadas para sempre na memória de seus leitores. Que tal conferir alguns? De Nietzsche a Drummond, a literatura sempre nos oferece os mais interessantes aforismos. Boa leitura!

No fim das contas, uma pessoa ama os próprios desejos e não aquilo que é desejado.
Nietzsche

O aforismo constitui uma das maiores pretensões da inteligência, a de reger a vida.
Carlos Drummond de Andrade

Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado.
Carlos Drummond de Andrade

Sonhar é acordar-se para dentro.
Mario Quintana

A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal.
Machado de Assis

O ócio é o princípio de todos os vícios e o coroamento de todas as virtudes.
Franz Kafka

A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais.”
Fiódor Dostoiévski

Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus.”
Mario Quintana

Todos estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando para as estrelas.
Oscar Wilde

Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver.
Guimarães Rosa

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.